Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Fecomércio-RO, por meio do Turismo Social do SESC/RO lança Projeto Destemidos Pioneiros


 
Fecomércio-RO, por meio do Turismo Social do SESC/RO lança Projeto Destemidos Pioneiros - Gente de Opinião
 
 

O Turismo Social do Sesc RO, estará lançando neste segundo semestre de 2017, o Projeto “Destemidos Pioneiros”, que, como o nome já sugere, pretende resgatar histórias e personagens históricos que tiveram ação decisiva no desenvolvimento do Estado.

Segundo a Coordenadora de Turismo Social do Sesc, Tatiana Nara Sadeck, o projeto terá roteiros temáticos focado no universo desses pioneiros e três desses temas já foram escolhidos: “O Condutor e a Litorina”, “Jorge Teixeira” e “Marechal Rondon”. Cada tema terá um historiador como mediador.

O primeiro tema “O Condutor e a Litorina” terá como mediador, o professor, vereador e historiador Aleks Palitot, que, na semana passada, a Coordenação do Turismo Social esteve em seu gabinete para acertar essa parceria. Neste, aproveitou para apresentar seu mais recente livro: Rondônia – Uma História.

“Nesse primeiro trabalho, vamos ouvir a história da EFMM, sob a ótica dos ex – ferroviários, ciceroneado pelo senhor José Bispo de Morais, que atualmente é presidente da Associação dos Ex-Ferroviários da Madeira-Mamoré. Também participarão os ex-ferroviários: Antônio Moisés, Mariano Reis da Silva e Antônio Braga, condutores do passeio turístico na Litorina do parque ferroviário, que trabalhavam na destemida ferrovia e hoje continuam lutando para que o poder público revitalize esse patrimônio histórico”, comentou Tatiana.

Para 2018, o Turismo Social do SESC dará segmento ao projeto, com três temas já definidos, dando ênfase à imigração de pioneiros de outras nações no Estado e a valorização da Gastronomia Amazônica, sendo os temas: “O Paladar Libanês”, “Colônia Japonesa” e “Cozinha Regional”.

O presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC-IFPE, Raniery Coelho, destacou mais esse trabalho desenvolvido pelo sistema com vistas à valorização da história regional, e crescimento do turismo. “Rondônia tem muita história para contar e o nosso desafio é conta-las através de quem as viveu, resgatando nossa cultura e criar um ambiente de aprendizado para a nova geração”, ressaltou.

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de