Terça-feira, 18 de julho de 2017 - 19h52
O Turismo Social do Sesc RO, estará lançando neste segundo semestre de 2017, o Projeto “Destemidos Pioneiros”, que, como o nome já sugere, pretende resgatar histórias e personagens históricos que tiveram ação decisiva no desenvolvimento do Estado.
Segundo a Coordenadora de Turismo Social do Sesc, Tatiana Nara Sadeck, o projeto terá roteiros temáticos focado no universo desses pioneiros e três desses temas já foram escolhidos: “O Condutor e a Litorina”, “Jorge Teixeira” e “Marechal Rondon”. Cada tema terá um historiador como mediador.
O primeiro tema “O Condutor e a Litorina” terá como mediador, o professor, vereador e historiador Aleks Palitot, que, na semana passada, a Coordenação do Turismo Social esteve em seu gabinete para acertar essa parceria. Neste, aproveitou para apresentar seu mais recente livro: Rondônia – Uma História.
“Nesse primeiro trabalho, vamos ouvir a história da EFMM, sob a ótica dos ex – ferroviários, ciceroneado pelo senhor José Bispo de Morais, que atualmente é presidente da Associação dos Ex-Ferroviários da Madeira-Mamoré. Também participarão os ex-ferroviários: Antônio Moisés, Mariano Reis da Silva e Antônio Braga, condutores do passeio turístico na Litorina do parque ferroviário, que trabalhavam na destemida ferrovia e hoje continuam lutando para que o poder público revitalize esse patrimônio histórico”, comentou Tatiana.
Para 2018, o Turismo Social do SESC dará segmento ao projeto, com três temas já definidos, dando ênfase à imigração de pioneiros de outras nações no Estado e a valorização da Gastronomia Amazônica, sendo os temas: “O Paladar Libanês”, “Colônia Japonesa” e “Cozinha Regional”.
O presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC-IFPE, Raniery Coelho, destacou mais esse trabalho desenvolvido pelo sistema com vistas à valorização da história regional, e crescimento do turismo. “Rondônia tem muita história para contar e o nosso desafio é conta-las através de quem as viveu, resgatando nossa cultura e criar um ambiente de aprendizado para a nova geração”, ressaltou.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da