Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Exposições agropecuárias movimentam turismo de Rondônia


Tradicionais no estado, as feiras agropecuárias atraem público de todo o Brasil para conferir as festas que contam com rodeios, shows, exposição e comercialização de animais e máquinas, além da divulgação da gastronomia rondoniense.

Para mostrar todo potencial do agronegócio de Rondônia, que é destaque no restante do País, com a produção de soja, pecuária e piscicultura, os representantes do setor público e iniciativa privada realizam as feiras agropecuárias, que todos os anos, além de movimentar a economia com visitantes do próprio estado, atraem também um público de outras regiões.

As exposições agropecuárias constituem o maior circuito de negócios e oportunidades para o turismo no interior do estado, com destaque para as tradicionais feiras em Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes, que recebem público, conjunto, verdadeiras multidões todos os anos, das próprias cidades e turistas, movimentando toda a cadeia produtiva do setor. As feiras agropecuárias são, ao mesmo tempo, uma oferta de turismo de negócios, turismo rural e cultural, favorecendo principalmente a modalidade de “turismo doméstico” (em que visitantes do próprio estado constituem o público principal).

Para facilitar os preparativos, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) disponibilizou a data de algumas dessas exposições, confira:

A 31ª edição da Expovil, que acontece no Parque de Exposições em Vilhena, acontece dessa quarta-feira (6)  e segue até domingo (10). Serão cinco noites de festa, com quatro shows, além de prêmios, rodeio profissional, montaria em touros, prova de laço, prova de tambor e várias outras atrações.

Em Ji Paraná, a programação da 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Expojipa) inicia no próximo sábado (9) e segue até o dia 17, com shows, rodeios, leilões, palestras, sorteio de prêmios e workshop.

Em Ariquemes, a Associação dos Pecuaristas do município estima receber mais de 250 mil visitantes a partir do dia 23 de a 31 deste mês. A Exporari é tida como a maior exposição agropecuária do Norte do Brasil. Além da programação cultural (que inclui shows e rodeios), o objetivo é atrair investidores do agronegócio de todo País, além de expor as últimas novidades do setor rural.

De 10 a 14 de agosto acontecerá 18ª Expoac, a Exposição de Cacoal, com shows, rodeios e leilões. Além da pecuária, Cacoal é o grande destaque em Rondônia na produção de café. A cidade oferece uma excelente estrutura receptiva para o turismo e a Expoac contribui para solidar a boa imagem da cidade.

Já em Porto Velho, acontecerá de 24 a 28 de agosto a 2ª edição da PortoAgro. Outras feiras, em cidades como Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Colorado d’Oeste, formam um circuito turístico importante para Rondônia, que segue até o mês de outubro.


Fonte
Texto: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de