Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Exposições agropecuárias movimentam turismo de Rondônia


Tradicionais no estado, as feiras agropecuárias atraem público de todo o Brasil para conferir as festas que contam com rodeios, shows, exposição e comercialização de animais e máquinas, além da divulgação da gastronomia rondoniense.

Para mostrar todo potencial do agronegócio de Rondônia, que é destaque no restante do País, com a produção de soja, pecuária e piscicultura, os representantes do setor público e iniciativa privada realizam as feiras agropecuárias, que todos os anos, além de movimentar a economia com visitantes do próprio estado, atraem também um público de outras regiões.

As exposições agropecuárias constituem o maior circuito de negócios e oportunidades para o turismo no interior do estado, com destaque para as tradicionais feiras em Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes, que recebem público, conjunto, verdadeiras multidões todos os anos, das próprias cidades e turistas, movimentando toda a cadeia produtiva do setor. As feiras agropecuárias são, ao mesmo tempo, uma oferta de turismo de negócios, turismo rural e cultural, favorecendo principalmente a modalidade de “turismo doméstico” (em que visitantes do próprio estado constituem o público principal).

Para facilitar os preparativos, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) disponibilizou a data de algumas dessas exposições, confira:

A 31ª edição da Expovil, que acontece no Parque de Exposições em Vilhena, acontece dessa quarta-feira (6)  e segue até domingo (10). Serão cinco noites de festa, com quatro shows, além de prêmios, rodeio profissional, montaria em touros, prova de laço, prova de tambor e várias outras atrações.

Em Ji Paraná, a programação da 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Expojipa) inicia no próximo sábado (9) e segue até o dia 17, com shows, rodeios, leilões, palestras, sorteio de prêmios e workshop.

Em Ariquemes, a Associação dos Pecuaristas do município estima receber mais de 250 mil visitantes a partir do dia 23 de a 31 deste mês. A Exporari é tida como a maior exposição agropecuária do Norte do Brasil. Além da programação cultural (que inclui shows e rodeios), o objetivo é atrair investidores do agronegócio de todo País, além de expor as últimas novidades do setor rural.

De 10 a 14 de agosto acontecerá 18ª Expoac, a Exposição de Cacoal, com shows, rodeios e leilões. Além da pecuária, Cacoal é o grande destaque em Rondônia na produção de café. A cidade oferece uma excelente estrutura receptiva para o turismo e a Expoac contribui para solidar a boa imagem da cidade.

Já em Porto Velho, acontecerá de 24 a 28 de agosto a 2ª edição da PortoAgro. Outras feiras, em cidades como Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Colorado d’Oeste, formam um circuito turístico importante para Rondônia, que segue até o mês de outubro.


Fonte
Texto: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu