Quinta-feira, 7 de julho de 2016 - 05h03
Tradicionais no estado, as feiras agropecuárias atraem público de todo o Brasil para conferir as festas que contam com rodeios, shows, exposição e comercialização de animais e máquinas, além da divulgação da gastronomia rondoniense.
Para mostrar todo potencial do agronegócio de Rondônia, que é destaque no restante do País, com a produção de soja, pecuária e piscicultura, os representantes do setor público e iniciativa privada realizam as feiras agropecuárias, que todos os anos, além de movimentar a economia com visitantes do próprio estado, atraem também um público de outras regiões.
As exposições agropecuárias constituem o maior circuito de negócios e oportunidades para o turismo no interior do estado, com destaque para as tradicionais feiras em Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes, que recebem público, conjunto, verdadeiras multidões todos os anos, das próprias cidades e turistas, movimentando toda a cadeia produtiva do setor. As feiras agropecuárias são, ao mesmo tempo, uma oferta de turismo de negócios, turismo rural e cultural, favorecendo principalmente a modalidade de “turismo doméstico” (em que visitantes do próprio estado constituem o público principal).
Para facilitar os preparativos, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) disponibilizou a data de algumas dessas exposições, confira:
A 31ª edição da Expovil, que acontece no Parque de Exposições em Vilhena, acontece dessa quarta-feira (6) e segue até domingo (10). Serão cinco noites de festa, com quatro shows, além de prêmios, rodeio profissional, montaria em touros, prova de laço, prova de tambor e várias outras atrações.
Em Ji Paraná, a programação da 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Expojipa) inicia no próximo sábado (9) e segue até o dia 17, com shows, rodeios, leilões, palestras, sorteio de prêmios e workshop.
Em Ariquemes, a Associação dos Pecuaristas do município estima receber mais de 250 mil visitantes a partir do dia 23 de a 31 deste mês. A Exporari é tida como a maior exposição agropecuária do Norte do Brasil. Além da programação cultural (que inclui shows e rodeios), o objetivo é atrair investidores do agronegócio de todo País, além de expor as últimas novidades do setor rural.
De 10 a 14 de agosto acontecerá 18ª Expoac, a Exposição de Cacoal, com shows, rodeios e leilões. Além da pecuária, Cacoal é o grande destaque em Rondônia na produção de café. A cidade oferece uma excelente estrutura receptiva para o turismo e a Expoac contribui para solidar a boa imagem da cidade.
Já em Porto Velho, acontecerá de 24 a 28 de agosto a 2ª edição da PortoAgro. Outras feiras, em cidades como Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Colorado d’Oeste, formam um circuito turístico importante para Rondônia, que segue até o mês de outubro.
Fonte
Texto: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da