Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Estande de Rondônia atrai visitantes na maior feira de Turismo das Américas em São Paulo


A Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) participa da 44ª Abav Expo Internacional, em São Paulo. Nas primeiras horas de evento, passaram pelo estande rondoniense centenas de visitantes, entre eles o ministro do Turismo, Alberto Alves e jornalistas especializados em cobertura temática.

Gente de Opinião

Ministro Alberto Alves com o superintendente
de Turismo de Rondônia, Júlio Olivar

A abertura da maior feira de turismo do Brasil aconteceu na manhã de quarta-feira (28) no Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo, em 24 mil metros quadrados, 23,7 mil profissionais cadastrados. O público esperado é de 100 mil pessoas em três dias.

O estande de Rondônia divulga as sugestões e destinos presentes no Mapa de Turismo Regional, destacando as opções que Rondônia oferece nas áreas da cultura, natureza/aventura, bem-estar, gastronomia e pesca esportiva. Também são oferecidos aos visitantes o prato oficial da capital, o Pirarucu Rondon Porto Velho, e dança folclórica de boi-bumbá.

Trata-se da maior feira do setor nas Américas, ocasião em que é possível promover o congraçamento setorial e, também, proporcionar a realização de negócios, indicação de tendências para 2017 e alcançar ampla repercussão na mídia.

O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, explicou que o estande da Setur reforça a divulgação de Rondônia, tendo em vista a busca pela ampliação do número de turistas durante todo o ano no estado. “Rondônia tem muito a oferecer aos visitantes, opções não faltam, desde parques naturais e se enquadram entre os maiores interesses mundiais”, disse.

Olivar destacou que o momento é propício para discutir ideias e propostas para que o setor reaja como um todo. Em sua opinião, o turismo passa por um momento de superação, mas, acima de tudo, de união de todos para encontrar o caminho para uma maior valorização e a feira é local de oportunidade para isto.

De acordo com o presidente da Abav, Edmar Bull, o turismo se encontra em ascensão. “O Brasil é o País mais lembrado no mundo em matéria de potencial turístico, e cresceu acima dos outros segmentos”. Ele ressaltou, ainda, que a partir de abril de 2017 o Cadastur (Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo), irá ampliar os serviços cadastrando não apenas as empresas, mas também os funcionários que atuam nas agências, hotéis e restaurantes, de todo o País. Rondônia também atuará neste sentido, como uma das ferramentos de se mensurar a economia representativa de setor.

Segundo a presidente da Braztoa, Magda Nasser, o turismo é responsável por 3,3% do PIB brasileiro e emprega atualmente uma a cada 11 pessoas em todo o país. O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), Nilo Sérgio Felix, destacou que o Brasil vive hoje um momento ímpar para o turismo e a realização das olimpíadas e paraolimpíadas contribuiu para o desenvolvimento do setor. Ele destacou, ainda, a necessidade de alguns avanços como a liberação do visto para os Estados Unidos e a legalização de Cassinos, como partes indutoras para a economia do País.

Segundo Júlio Olivar, há 40 anos a agricultura se destacava como único potencial econômico do País e ninguém a imaginava como competitiva no mundo. “Hoje, o turismo já se equipara a este antigo potencial da agricultura, como mostram vários estudos”, afirmou.

O ministro do Turismo, Alberto Alves, participou da abertura da feira e enfatizou a importância da integração do Ministério do Turismo para o fortalecimento do setor nas diversas regiões turísticas do Brasil. Ele foi o porta-voz do presidente Michel Temer que fez questão de parabenizar a realização da feira e destacar que o Brasil está no ranking dos principais países capazes de realizar grandes eventos e bem receber os turistas nacionais e internacionais.


Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Divulgação/Setur
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Turismo

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e C

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, princ

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c