Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 - 07h55
Dando seguimento ao Projeto de Qualificação da Cadeia Produtiva do Turismo em Porto Velho, que desde dezembro de 2013 está oferecendo aperfeiçoamento profissional gratuito às pessoas que atuam ou pretendem trabalhar em estabelecimentos comerciais ou órgãos públicos que prestam serviços na área do turismo, foi realizado no dia 20 deste mês o lançamento dos cursos para os distritos que também foram contemplados: Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã.
O projeto faz parte do Programa de Compensação Social da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), no âmbito do Subprograma de Qualificação e Desenvolvimento de Oportunidades na área de Influência Direta da Usina Hidrelétrica Jirau. O mesmo é desenvolvido em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (SEMDESTUR).
A solenidade de lançamento dos cursos nos distritos foi realizada no auditório do Centro Cultural de Nova Mutum Paraná e contou com a presença de autoridades e da comunidade local. Na ocasião, o diretor da Bplan, Marcelo Augusto, empresa que está realizando os cursos, fez uma breve exposição sobre as capacitações, destacando que as mesmas incluem a teoria, mas foi dado destaque ao exercício prático, escolha que tem sido aprovada pelos cursistas.
Marcelo também falou da importância dos cursos nos distritos e do interesse que os moradores vêm demonstrando pelos mesmos. “Em Fortaleza do Abunã, onde a princípio foram ofertadas 20 vagas para o curso de Chapeiro e Lancheiro, 35 pessoas fizeram a capacitação. O interesse e a motivação da população local foram tão grandes que ampliamos as vagas para atender a todos”, enfatiza.
O secretário adjunto da SEMDESTUR, Eduardo Rauen, ressaltou que o interesse da população deve-se à pouca oferta de capacitações disponíveis para o setor. “Ficamos muito felizes com esses cursos e em poder atender os distritos, onde tudo é mais difícil. Quero parabenizar e agradecer a parceria da Usina Jirau, que estáproporcionando esta oportunidade. Na nossa Secretaria nós trabalhamos com o SINE (Serviço Nacional de Empregos) Municipal e sabemos a quantidade de vagas disponíveis no setor e que não são preenchidas por falta de profissionais qualificados”, assinala o secretário.
O gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Alves Neto, observou que o turismo é uma das cadeias produtivas que estão em evidência. “Hoje se tem muita oferta de emprego no Brasil, mas falta qualificação. E esta é uma ótima chance para quem deseja se qualificar”, recomenda Veríssimo.
Ao todo, entre a Capital e os distritos, foram oferecidas 600 vagas, distribuídas entre os cursos: Gestão de Bares; Chapeiro e Lancheiro; Governanta de Hotelaria; Inglês e Espanhol; Agente de Viagens; Capacitação de Taxista e Recepcionista de Hotel.Cada capacitação tem a duração de 30 a 80 horas e deverá ter suas aulas encerradas em fevereiro.
A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Rondônia (SindHotel RO); Coordenadoria Municipal de Turismo de Porto Velho (Comtur); Grupo Gestor de Turismo do Destino Porto Velho-RO (Gestur); Faculdade São Lucas e Rondônia Convention&Visitors Bureau.
Fonte: Comunica
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da