Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Turismo

ESBR investe na qualificação da cadeia produtiva do turismo em PVH


Visando a profissionalização e o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo em Porto Velho, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) está oferecendo capacitação para os profissionais que atuam ou pretendem trabalhar em estabelecimentos comerciais ou órgãos públicos que prestam serviços aos turistas. Os cursos são totalmente gratuitos e fazem parte de projeto de qualificação desenvolvido em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur).

Em evento realizado no dia 13 de novembro, no Teatro Banzeiros na Capital, o projeto foi apresentando à comunidade. Na ocasião, o diretor Administrativo-Financeiro da ESBR, Paulo Mantuano, esclareceu que o investimento nos cursos, da ordem de R$ 380 mil, faz parte das ações de compensação social da empresa. “Estamos cumprindo mais um compromisso com a cidade de Porto Velho e distritos considerados como área de influência da UHE Jirau, no que tange a contribuir com o desenvolvimento dessa região. A oferta dos cursos tem o objetivo de dar oportunidade àquelas pessoas que trabalham na indústria do turismo, de se qualificarem e melhorarem seus serviços”, frisa Mantuano.

De acordo com o secretário adjunto da Semdestur, Eduardo Rauen, que representou o prefeito Mauro Nazif no evento de lançamento, o projeto de qualificação vem de encontro com os interesses dos grupos e instituições relacionadas ao turismo de Porto Velho, que já vinham se mobilizando em busca de oportunidades para promover o desenvolvimento do setor e melhorar a qualidade dos serviços prestados. “Esta é uma oportunidade de preparar profissionais de diversas áreas para receber com qualidade o turista em Porto Velho”, enfatiza Rauen.

Também participaram do evento de lançamento o superintendente do Turismo em Rondônia, Júlio Olivar, e a presidente do Conselho Estadual das Entidades de Turismo (ConCNTur), turismóloga Camila Canova.

Para os cursos de capacitação, estão sendo oferecidas 600 vagas, distribuídas entre os cursos: Gestão de Bares; Chapeiro e Lancheiro; Governanta de Hotelaria; Inglês e Espanhol; Agente de Viagens; Capacitação de Taxista e Recepcionista de Hotel.

A duração de cada capacitação varia de 30 a 80 horas e o período em que as aulas serão ministradas também mudará de acordo com a necessidade de cada público. Além de Porto Velho, em seguida serão contemplados os distritos de Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã.

As inscrições estão abertas para interessados em se especializar na Capital e podem ser feitas até o dia 29 de novembro, através do site da BPlan (www.bplan.adm.br), empresa contratada para realizar os cursos, ou na Semdestur, situada à Rua José do Patrocínio, 852 – Centro. As aulas estão programadas para o período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares do Estado de Rondônia (SindHotel RO); Coordenadoria Municipal de Turismo de Porto Velho (Cmtur); Grupo Gestor de Turismo do Destino Porto Velho-RO (Gestur); Faculdade São Lucas e Rondônia Convention & Visitors Bureau.

Fonte: comunica


 

Mais Sobre Turismo

História dos pontos turísticos de Porto Velho pode ser conhecida por QR Code

História dos pontos turísticos de Porto Velho pode ser conhecida por QR Code

Com o propósito de orientar os moradores e turistas que visitam Porto Velho, a Prefeitura instalou mais de 30 placas com QR Code nos principais pontos

Influenciadores da pesca esportiva visitam rios para promoção da modalidade em Porto Velho

Influenciadores da pesca esportiva visitam rios para promoção da modalidade em Porto Velho

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do turismo de pesca esportiva, a Prefeitura, junto a integrantes do setor na região, promoveu a vin

Ícones da pescaria esportiva no Brasil chegam a Porto Velho para divulgar o setor

Ícones da pescaria esportiva no Brasil chegam a Porto Velho para divulgar o setor

A pesca esportiva em Porto Velho ganhará ampla divulgação, a nível nacional, por meio de dois ícones dessa modalidade esportiva no Brasil. Pescadores

Vídeo "Encantos do Turismo de Rondônia" é um grande sucesso!

Vídeo "Encantos do Turismo de Rondônia" é um grande sucesso!

O site Gente de Opinião exibe o vídeo produzido pela equipe de comunicação do Sistema Fecomércio-RO para o Conselho Empresarial de Turismo e Hospita