Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Entidades representativas de garçons, turismo e hotelaria aprovam Lei da Gorjeta



Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

“Foi uma vitória muito grande para a categoria”, disse o presidente do Sindicato dos Garçons, Barmen e Maitres do Estado do Rio de Janeiro (Sigabam), Antonio Francisco dos Anjos, ao comentar a sanção sem vetos, pelo presidente Michel Temer, da Lei nº 13.419, conhecida como Lei da Gorjeta. Ele destacou que o projeto, que vem tramitando desde 2007, vai trazer bons resultados para os trabalhadores do setor.

Dos Anjos afirmou que a aprovação da lei vai possibilitar que a gorjeta faça parte da vida do trabalhador. "A gorjeta entrava no bolso do trabalhador, mas não havia regras claras, não fazia parte do contracheque. E a vida da gente é o nosso contracheque”. A lei sancionada agora faz com que a gorjeta passe a integrar de fato a remuneração. “Ele [trabalhador] vai ter benefícios de férias, décimo terceiro, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço [FGTS]”.

O presidente do Sigabam lembrou que há atualmente grande demanda de mulheres no mercado, que também vão se beneficiar do salário-maternidade. “Tudo isso está sendo considerado na Lei da Gorjeta”, disse.

Hotelaria

Para o presidente do Sindicato dos Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis-Rio), Alfredo Lopes, a regulamentação da Lei nº 13.419 atende a uma demanda do setor, tanto do empresariado quanto dos trabalhadores, que contam com as gorjetas para complementar os salários.

“Ela [a lei] representa segurança jurídica para as duas partes. Evita que as empresas sejam sobretaxadas por um valor que é repassado ao colaborador e garante ao trabalhador a integração da gorjeta oficialmente aos salários”.

Também o diretor do Polo Novo Rio Antigo, Plínio Froes, que representa bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis, aprovou a sanção. Ele acredita que a lei proporcionará muitos benefícios aos associados, estabelecendo uma relação mais saudável e transparente entre empregador e empregado, sem dificultar ou prejudicar o contato com os clientes.

Turismo

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo também considera positiva a sanção da lei. Em nota, a entidade lembrou que a medida vem sendo reivindicada há sete anos pelo Cetur e pela Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.

"Os débitos relativos às diferenças da integração da gorjeta às férias, ao décimo terceiro e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) representam o maior passivo trabalhista oriundo das relações de trabalho entre hotéis, restaurantes, bares e similares e seus empregados”, destacou o conselho, na nota. O presidente do Cetur, Alexandre Sampaio, que trabalhou junto à Câmara dos Deputados para aprovar a medida, afirmou que a questão está agora “definitivamente solucionada".

As novas regras passam a valer em 60 dias. O Cetur destacou que a medida altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto ao rateio das gorjetas. O percentual recebido e a média das gorjetas devem constar na carteira e no contracheque do trabalhador. Não há, entretanto, a obrigatoriedade do cliente de pagar a gorjeta e o percentual continua a seu critério.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Internacional, o governo de Rondônia participou na quarta-feira (8), do lançamento da Marca da Amazônia, iniciativa que tem como objetivo promover a

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)