Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Empresários e entidades do turismo da capital participam de oficina de capacitação


 
O Grupo Gestor, (entidades e empresários) do turismo de Porto Velho participou ontem quinta-feira de uma oficina voltada ao planejamento e fortalecimento da gestão do turismo no município. A oficina foi ministrada pelo consultor Eduardo Zardo, do Instituto Marca Brasil, contratado pelo Ministério do Turismo para as oficinas de capacitações que acontecerão nos 65 destinos indutores do turismo regional, criadoEmpresários e entidades do turismo da capital participam de oficina de capacitação - Gente de Opinião pelo ministério com o objetivo de definir parâmetros, e avaliar o estágio de desenvolvimento para elaboração do plano de ação para o setor.

Na oficina, que aconteceu no Colégio Objetivo, estiveram presentes representantes dos setores hoteleiros e de viagens. Para o coordenador municipal de Turismo de Porto Velho, Jun Yamamoto, a participação desses setores tem grande importância, porque eles estão mais diretamente ligados a questão, como também são os mais interessados no fortalecimento desse segmento econômico. “A prefeitura colabora apenas para organizar o setor e fazer a ponte. E de nada adiantará todo o esforço que o prefeito Roberto Sobrinho está fazendo para fomentar o setor, se não houver interesse do empresariado. Mas, felizmente, estamos tendo uma resposta positiva”, afirmou o coordenador de Turismo.

O consultor Eduardo Zardo, adiantou que o objetivo da oficina é promover o alinhamento dos atores locais, sobre a importância da gestão do turismo e o exercício da liderança. É um trabalho fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento do turismo em cada município. A idéia é ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, gestão do turismo, e liderança, fortalecendo a governança dos destinos e a interatividade desses com as regiões.

Definidos para terem prioridades nos investimentos técnicos e financeiros do Ministério do Turismo, os 65 destinos indutores foram escolhidos a partir da sugestão de 87 roteiros que possuíam infraestrutura básica e turística, bem como atrativos qualificados capazes de trazer e distribuir turistas para as próprias cidades e seu entorno. Porto Velho foi um dos destinos selecionados.

O projeto está sob a gestão do Instituto Marca Brasil desde o início de 2009 e consiste em instituir um sistema de gestão nos planos de ações dos 65 destinos indutores do turismo, capacitando os atores locais para o fortalecimento da governança e ampliação dos conhecimentos sobre planejamento estratégico. Também está prevista a animação de uma rede de trabalho, para manter a troca de informações com dinâmicas constantes e eficientes, monitorar as ações executadas, além da construção de um aplicativo a ser utilizado pela internet, visando agilidade do processo de planejamento e execução.

 

Shopping Popular

Em outra reunião ontem, quinta-feira, 14, no Sebrae, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Gadelha, apresentou o projeto Desenvolvimento Urbano de Porto Velho, junto às demais secretarias da prefeitura que estão incluídas no desenvolvimento do projeto, que prevê a revitalização de todo o complexo da orla do rio Madeira. Participaram da reunião, os representantes das secretarias da Fazenda, Agricultura e de Obras. “Nossa intenção com essa apresentação, além de mostrar o projeto, é também receber sugestões. Nós precisamos que todos os segmentos municipais estejam comprometidos com o desenvolvimento da capital”, argumentou Gadelha.

Fonte: Joel Elias
 

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu