Sexta-feira, 15 de outubro de 2010 - 12h10
O Grupo Gestor, (entidades e empresários) do turismo de Porto Velho participou ontem quinta-feira de uma oficina voltada ao planejamento e fortalecimento da gestão do turismo no município. A oficina foi ministrada pelo consultor Eduardo Zardo, do Instituto Marca Brasil, contratado pelo Ministério do Turismo para as oficinas de capacitações que acontecerão nos 65 destinos indutores do turismo regional, criado pelo ministério com o objetivo de definir parâmetros, e avaliar o estágio de desenvolvimento para elaboração do plano de ação para o setor.
Na oficina, que aconteceu no Colégio Objetivo, estiveram presentes representantes dos setores hoteleiros e de viagens. Para o coordenador municipal de Turismo de Porto Velho, Jun Yamamoto, a participação desses setores tem grande importância, porque eles estão mais diretamente ligados a questão, como também são os mais interessados no fortalecimento desse segmento econômico. “A prefeitura colabora apenas para organizar o setor e fazer a ponte. E de nada adiantará todo o esforço que o prefeito Roberto Sobrinho está fazendo para fomentar o setor, se não houver interesse do empresariado. Mas, felizmente, estamos tendo uma resposta positiva”, afirmou o coordenador de Turismo.
O consultor Eduardo Zardo, adiantou que o objetivo da oficina é promover o alinhamento dos atores locais, sobre a importância da gestão do turismo e o exercício da liderança. É um trabalho fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento do turismo em cada município. A idéia é ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, gestão do turismo, e liderança, fortalecendo a governança dos destinos e a interatividade desses com as regiões.
Definidos para terem prioridades nos investimentos técnicos e financeiros do Ministério do Turismo, os 65 destinos indutores foram escolhidos a partir da sugestão de 87 roteiros que possuíam infraestrutura básica e turística, bem como atrativos qualificados capazes de trazer e distribuir turistas para as próprias cidades e seu entorno. Porto Velho foi um dos destinos selecionados.
O projeto está sob a gestão do Instituto Marca Brasil desde o início de 2009 e consiste em instituir um sistema de gestão nos planos de ações dos 65 destinos indutores do turismo, capacitando os atores locais para o fortalecimento da governança e ampliação dos conhecimentos sobre planejamento estratégico. Também está prevista a animação de uma rede de trabalho, para manter a troca de informações com dinâmicas constantes e eficientes, monitorar as ações executadas, além da construção de um aplicativo a ser utilizado pela internet, visando agilidade do processo de planejamento e execução.
Shopping Popular
Em outra reunião ontem, quinta-feira, 14, no Sebrae, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Gadelha, apresentou o projeto Desenvolvimento Urbano de Porto Velho, junto às demais secretarias da prefeitura que estão incluídas no desenvolvimento do projeto, que prevê a revitalização de todo o complexo da orla do rio Madeira. Participaram da reunião, os representantes das secretarias da Fazenda, Agricultura e de Obras. “Nossa intenção com essa apresentação, além de mostrar o projeto, é também receber sugestões. Nós precisamos que todos os segmentos municipais estejam comprometidos com o desenvolvimento da capital”, argumentou Gadelha.
Fonte: Joel Elias
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da