Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Embaixada dos EUA faz mutirão para conceder vistos


Roberta Lopes
Agência Brasil

Brasília - A embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, promove hoje (11) mutirão para atender aos pedidos de visto de brasileiros que querem viajar ao país. No total, 1,1 mil pessoas são aguardadas para fazer a entrevista, parte do processo da concessão do documento de entrada nos EUA.

A secretária parlamentar Carmem Bragança conseguiu marcar para hoje a entrevista do sobrinho Gabriel Alves. Ela disse que “o processo foi rápido” e levou pouco menos de duas semanas entre a data da inscrição para o agendamento e o dia da entrevista.

O casal de médicos Oriana e Alexandre Brant está fazendo o processo para a obtenção do visto pela primeira vez. Eles vão à cidade de Miami, na Flórida, para um congresso médico. Eles são de Montes Claros (MG) e preferiram fazer o visto em Brasília por causa da agilidade. “Preferimos fazer o visto aqui [mesmo sendo mais longe] do que no Rio de Janeiro ou em São Paulo, porque é mais rápido”, contou Oriana. O processo deles demorou cerca de duas semanas, entre o agendamento e a data em que foi marcada a entrevista.

O trâmite para a ida do empresário Anderson Ramos à embaixada levou 20 dias. Ele disse que não teve problemas para marcar a data. “ Meu único problema foi o formulário. Achei muito complicado, com muitas perguntas que não tinham nada a ver”, disse. Essa é a segunda vez que ele está tentando tirar o visto para os Estados Unidos. Na primeira vez ele teve o pedido negado. “Naquela época estava mais complicado,” disse.

As entrevistas estão agendadas até as 15h. Para pleitear o visto para os Estados Unidos, a pessoa deve preencher um formulário na internet e marcar a data da entrevista em uma representação diplomática dos Estados Unidos (embaixada ou consulados). No Brasil, além da embaixada em Brasília, as entrevistas são feitas nos consulados no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP) e em Recife (PE).

No ano passado, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, com aumento de 51% em comparação ao ano anterior.

No fim de janeiro, o governo norte-americano anunciou que pretende, em alguns casos, facilitar a concessão do visto de entrada nos Estados Unidos, além da renovação do documento. A medida ainda está em estudo pelo governo.
 

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu