Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

EFMM em Rondônia, comemora 105 anos


Gente de Opinião

Praça da estação da Madeira-Mamoré

Um dos atrativos turísticos mais importantes do estado de Rondônia completa, nesta terça-feira, 1º de agosto, 105 anos de inauguração. Sua construção trouxe para Porto Velho, 20 mil trabalhadores, de 50 pátrias, entre 1907 e 1912, ano de sua instalação.

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi uma das principais vias de transporte até o oceano Atlântico, de produtos que eram vendidos na região, como a borracha.

A ferrovia é tombada pelo governo do estado e em 2006 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou a praça da estação e o trecho até Santo Antônio, em Porto Velho.

Para o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, comemorar a data é uma forma de prestigiar o passado e valorizar aqueles que contribuíram com a construção de um dos maiores atrativos turísticos do estado, chamando a atenção das autoridades para que marcos como este não caiam no esquecimento e deixem de ser preservados.

Em 1927 depois de uma experiência feita pelo escritor-modernista Mario de Andrade, maior nome da literatura do estado de São Paulo. Andrade viajou pela EFMM de Porto Velho a Guajará, foi o primeiro a fazer turismo e registrar suas impressões sobre a região amazônica.

O que era atribuição da Setur com relação a EFMM tem sido feito ao longo dos anos, como a revitalização do Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim,e a contratação de empresa para restauração da antiga estação de trem do distrito do Iata, a 30 quilômetros do centro de Guajará. Ações que além de preservar o patrimônio contribuíram para o aumento da visitação turística.



Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Marcela Ximenes
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu