Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Cristo Redentor recebe 60% mais visitantes


 
Foto: Getty Images
Gente de Opinião
Cristo Redentor em tempos de Copa: sempre lotado

O Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, recebeu 60% mais visitantes do que o normal durante os primeiros dias da Copa do Mundo. Entre 15 e 22 de junho, 80.357 pessoas procuraram a atração turística mais conhecida do Rio de Janeiro, enquanto na semana anterior este número era de cerca de 50 mil.

A maioria dos turistas tem preferido acessar o Corcovado, onde está a estátua, por meio de vans: foram 55.998 no período. Outras 24.359 pessoas utilizaram o trem do Corcovado. O Pão de Açúcar, outro ponto turístico famoso da cidade, tem recebido 8 mil visitantes por dia nesta segunda semana de Copa do Mundo – foram 5 mil na primeira semana e são 3 mil em dias normais.

A prefeitura acredita que a projeção de 400 mil turistas estrangeiros na cidade durante o Mundial possa ser ultrapassada. “Os números registrados nos pontos turísticos e nos atendimentos nos postos de informação comprovam que o Rio é o coração da Copa do Mundo. Com o avanço das seleções sul-americanas, é possível haja mais turistas estrangeiros do que o previsto inicialmente. Estamos observando que milhares de sul-americanos, mesmo sem ingressos, estão vindo curtir e sentir o clima da Copa na cidade”, avalia o secretário Especial de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Movimento intenso

Nos postos fixos de informações turísticas da Empresa Municipal de Turismo (RioTur), o movimento também é intenso: 17.182 atendimentos, sendo 87,4% para estrangeiros. Na semana anterior, foram atendidos 15.845, sendo 75,5% de estrangeiros. Já nos 17 postos temporários, foram 18.760 atendimentos entre 17 e 23 de junho e mais 18.555 na semana anterior, totalizando 37.314 atendimentos.

Os destaques são os pontos localizados no metrô (11.620 atendimentos), Galeão (3.010), Maracanã (1.050), Ipanema (1.750) e BRT (1.330). Os agentes de informações turísticas, que estão distribuídos estrategicamente em pontos de grande movimentação de pessoas, também têm tido muito trabalho: são cerca de 1.748 atendimentos/dia, totalizando 12.236. Na semana anterior, o número registrado foi de 11.480. Desde o início do evento foram 23.716 atendimentos. O destaque vai para os postos da orla de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, que juntos representam quase 50% da demanda diária. O item mais pedido é o mapa da cidade - já foram entregues 250 mil Guias do Rio, 700 mil mapas da cidade, 220 mil folders Guia do Espectador e 4,5 mil press kits.

O projeto Rio Walking Tour, de visitas guiadas gratuitas a pé oferecido pela Riotur, teve apenas quatro saídas na semana passada em função dos jogos do Brasil e no Maracanã, mas ainda assim reuniu 138 pessoas de 18 países diferentes nos tours de Ipanema, Copacabana e Centro, com destaque para Marrocos, Singapura, Escócia, Peru e Nicarágua, países que não têm seleções disputando o Mundial. Na semana passada, o público foi de 212. Os passeios pelo Centro, Ipanema e Copacabana já foram feitos por 350 visitantes e cariocas.

Fonte: Giuliander Carpes, do Portal da Copa no Rio de Janeiro

Mais Sobre Turismo

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Foi entregue nesta manhã (20), em cerimônia realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano Municipal de Turismo

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Nesta quarta (20), a partir das 9h, na sede do Sebrae em Rondônia, na capital, acontecerá evento que marcará a entrega do Plano Municipal de Turismo

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Em mil dias da gestão Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu o desenvolvimento econômico

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

Na consolidação da retomada do turismo no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem impulsionado o