Terça-feira, 30 de outubro de 2007 - 16h39
Com o tema Planejamento e Política Estratégica para o Desenvolvimento do Turismo em Porto Velho, a Prefeitura realiza a 1ª Conferência Municipal de Turismo, nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório do Senac. Os organizadores querem reunir profissionais do turismo, representantes de entidades ligadas a atividade turística, estudantes e a população em geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro, de 8 às 14 horas, no Departamento de Turismo (Detur), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes), na rua José do Patrocínio, 852, Centro.
Um dos objetivos da Conferência é analisar o potencial da atividade turística da capital no desenvolvimento econômico da cidade, buscando novas opções que possibilitem a geração de empregos diretos e indiretos.
O turismo é na atualidade uma nova atividade econômica e tomando como referência a realidade brasileira do desemprego, a discussão em torno do assunto passou a ter expressão em nível econômico a partir dos anos sessenta, em especial, após a criação da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), em 1966. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a atividade turística é responsável por um em cada nove empregos gerados no mundo.
O Plano Nacional do Turismo, um programa do Governo Federal específico para o segmento, tem como objetivo até o final deste ano, criar condições para gerar 1.200.000 novos empregos e ocupações e carrear 8 bilhões de dólares em divisas.
Dentre os vários conferencistas, Porto Velho vai receber Tânia Brizola, representante do Ministério do Turismo e diretora do departamento de Estruturação Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para o Turismo.
A Conferência Municipal vai abordar também a importância da Gestão Pública do turismo no âmbito municipal e dos agentes influenciadores. Ao final do evento, os participantes vão elaborar diretrizes para a implementação do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto Velho.
Fonte: Ascom
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da