Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

CONFERÊNCIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM PORTO VELHO



A VIII Conferência Nacional de Turismo Sustentável da Amazônia que terá a sua primeira edição em Rondônia, a I Conates Amazônia, terá mini cursos.

Os trabalhos do evento realizado em Porto Velho de 14 a 17 deste mês acontecerão simultaneamente. A programação da conferência será desenvolvida no Teatro Guaporé e faculdades da capital.

Segundo a coordenadora geral da Conates 2016, Izabel Cristina da Silva, os minicursos são: Agroecologia para produtores rurais, A Importância do Processo Certificação Socioambiental para as Corporações (Micros, Pequenas. Medias e Grandes Empresas); Empreendedorismo e Inovação no Turismo, Turismo de Base Comunitária e Produção de Vídeo Clipe como prática Endocumunicativas para divulgação dos Produtos da Sociodiversidade  Amazônica.

"As atividades serão coordenadas por convidados de Rondônia e de outros estados", adianta Izabel. O minicurso sobre agroecologia será ministrado pelo engenheiro florestal Álvaro Amaral que atua na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - Semagric - e na Faculdade Faro. 

Karina Bruno do Instituto Internacional de Pesquisa Responsabilidade Socioamential Chico Mendes de São Paulo vai ministrar o minicurso sobre certificação para empresários, gestores públicos, cooperativas e associações.

Empreendedorismo e Inovação no Turismo será ministrado pela professora mestre em Turismo e Hotelaria da Uninorte – AM, Olinda Marinho. Turismo de Base Comunitária terá como ministrante Ana Solange Biesek que é pós – doutorada em geografia. Ela é gerente de projeto da Prefeitura de Foz do Iguaçu – PR. Comunicóloga e mestre em Extensão Rural, a pesquisadora da Embrapa – RO, Vânia Beatriz Vasconcelos, será a ministrante do minicurso de produção de vídeo.

Segundo o coordenador nacional da Conferência, o biólogo Jorge Manzoni do Rio Grande do Sul, onde tradicionalmente é realizado o evento, mais informações sobre os minicursos estão disponíveis no face na página A Conferência da Sustentabilidade https://www.facebook.com/aconferencia.dasustentabilidade/?fref=ts

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Internacional, o governo de Rondônia participou na quarta-feira (8), do lançamento da Marca da Amazônia, iniciativa que tem como objetivo promover a

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)