Terça-feira, 6 de outubro de 2015 - 11h09
Brasília - O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participa do programa Bom Dia, Ministro
Com as viagens para o exterior ficando mais caras por causa do aumento do dólar, o governo brasileiro quer investir na promoção do turismo nacional, disse hoje (6) o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “Temos que fazer o brasileiro conhecer o país e não gastar suas economias, neste momento de dificuldade, no exterior”.
Para Alves, é preciso que toda a cadeia do turismo faça sua parte para estimular o setor. “Para que ele [o turista brasileiro] possa ir superando essas dificuldades da inflação e do desemprego, podemos estimular [o turismo] com divulgação, promoção e informação, com a participação dos hotéis e companhias aéreas ao fazer promoções, para que possamos ter o melhor resultado”, afirmou.
O ministro citou pesquisa recente, que mostra que 20,6% dos brasileiros pretendem viajar até fevereiro. Destes, 78% desejam visitar destinos turísticos nacionais. A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é um estudo do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem nos próximos seis meses em sete capitais: Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife.
Jogos Olímpicos 2016
Amanhã (7), o governo federal lança o Ano Olímpico para o Turismo, em evento em Brasília, para mostrar o protagonismo do setor turístico nos Jogos Olímpicos de 2016. O evento reunirá representantes dos estados, municípios e da iniciativa privada com o objetivo de promover o engajamento nos jogos, principalmente para o revezamento da tocha olímpica, que percorrerá mais de 300 cidades a partir de 3 de maio de 2016.
“A Olimpíada vai trazer atletas de 205 países, na Copa foram 32 países. É uma grande oportunidade para o Brasil se mostrar ao mundo, com tudo que tem. Para isso, é preciso atenção também a algumas questões como a divulgação e promoção do turismo, a qualificação da mão de obra, a segurança pública e infraestrutura”, disse Alves, acrescentando que o governo federal, os estaduais e municipais, assim como a iniciativa privada, trabalham juntos pelo sucesso do evento.
A expectativa do ministério é de que o país receba 2 milhões de turistas no período. Para facilitar a vinda dos estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos, o Brasil deve aprovar a isenção unilateral de vistos para o período. Segundo Alves, cada turista norte-americano gasta cerca de US$ 2 mil no Brasil e, com a alta da moeda norte-americana, ficou fácil atrair quem tem dólar, para gastar aqui e conhecer o Brasil.
O projeto da isenção de visto foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado.
Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,
Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados
Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2
Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio
O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O minis
Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa
O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc