Porto Velho (RO) quinta-feira, 17 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Católicos de Rondônia peregrinam por Itália, Egito e Israel


 

Católicos de Rondônia peregrinam por Itália, Egito e Israel - Gente de Opinião
Brasileiros de Rondônia em frente a basílica de São Pedro, no Vaticano

Um grupo de brasileiros de Rondônia encerrou, neste dia seis de novembro, a primeira etapa da peregrinação que estão fazendo pela Itália, Egito e Israel. O grupo – composto por sacerdotes e fiéis de várias paróquias da Igreja Católica – saiu de Roma neste domingo com destino ao Cairo, no Egito, onde permanece por três dias. Depois, segue para Israel, para mais nove dias percorrendo e visitando locais bíblicos e históricos antes de retornar ao Brasil.

Na Itália desde o dia primeiro de novembro, o grupo integrado por quatro padres e fiéis de Rondônia, Acre, São Paulo e Minas Gerais, visitou museus, a Basílica de São Pedro, local onde esta, entre outros, o sepulcro do beato Papa João Paulo II, as catedrais de São Paulo, São João de Latrão e a de Santa Maria Maior.

No Vaticano, também foram recebidos pelo Papa Bento XVI e visitaram a capela Sistina, onde é realizada a eleição dos papas. Os rondonienses e rondonianos visitaram também as ruínas da Roma medieval e pontos turísticos como a Fontana di Trevi, o Coliseu e o Fórum Romano, Circo Mássimo e a Piazza Navona, entre outros.

Na última sexta-feira, dia 4, os brasileiros peregrinaram pelos santuários de Cássia e Assis, nas cidades do mesmo nome, na região da Úmbria, interior da Itália. O grupo segue sempre em oração, rogando ao Deus Criador por um mundo de paz e com menos diferenças sociais.

O padre Eduardo Fabiano de Souza – pároco da Igreja Nossa Senhora do Amparo (de Porto Velho) e orientador espiritual da excursão – relata que em vários momentos, integrantes do grupo se emocionaram com a grandeza e a reverência da Igreja Católica pelos santos, sempre na busca por um mundo melhor. “Estamos todos muito emocionados com tudo de bonito e sagrado que podemos presenciar em Roma, Cássia e Assis, cidade onde viveu, fez sua opção pelos pobres e morreu São Francisco de Assis.

Padre Eduardo Fabiano pontua ainda como um dos momentos emocionante da peregrinação religiosa, o encontro, em Roma, com o padre Enzo Mangano, que por mais de vinte anos viveu em Rondônia e idealizou igreja de São Tiago Maior, no bairro JK e a criação Museu do presépio natalino de Rondônia. Ele vive agora na Itália, edificando sua obra

Neste domingo (6-11) ao meio dia, o grupo voou do aeroporto internacional Leonardo da Vinci, em Fiumicino, nos arredores de Roma, com destino ao Cairo, no Egito. A partir desta segunda-feira, inicia peregrinação por locais bíblicos e históricos de um dos países considerado o berço da humanidade.

Na próxima quarta-feira, os peregrinos rondonienses cruzam a fronteira do Egito com Israel, depois de percorrer parte do litoral do Mar Vermelho. Na Terra Santa, os rondonienses visitam o Mar Morto, Quimron e Jerusalém, com previsão de fazer o caminho por onde Jesus passou e visitarão também Ein Karen e Belém.

Na caminhada, fazem incursões ainda pela via sacra e o Santo Sepulcro, passam por Jafra, Cesaréia, Haifa, Tiberíades, Caná, Nazaré, Belém, Jerusalém, Monte Tabor, Mar da Galiléia e Rio Jordão. No dia 17, o grupo sai de Telaviv (Israel) com destino a São Paulo, com conexão em Roma.

Fonte: Carlos Araújo
 

Mais Sobre Turismo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Em reunião realizada última semana (11), na sede do Sebrae em Porto Velho, o Superintendente da Setur/RO, Gilvan Pereira, foi recepcionado pela di