Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Burocracia não é boa quando impede investimentos, diz presidente da Embratur



Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, destacou  a importância da parceria do governo brasileiro com a iniciativa privada para investimentos em infraestrutura no país. Segundo ele, as concessões de aeroportos aumentaram a competitividade do turismo brasileiro no mundo, pois abriu mais possibilidades para voos diretos e conectividades em toda parte do país.

“Precisamos de uma relação transparente de concessões e PPs [parcerias público-privadas], porque os recursos estão disponíveis no Brasil, mas as dificuldades de licenciamento e a burocracia jurídico-legal sacrificam a velocidade dos empreendimentos”, disse, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Para Lummertz, o Brasil precisa de condições mais amigáveis para os investidores, e a burocracia não é boa quando impede os investimentos. “Entre 140 países, o Brasil é o 137º mais difícil para se empreender por conta de burocracia. E não só de burocracia inventada pelos governos estaduais, federal e municipais, mas pela incerteza jurídica nos vários níveis.”

A isenção de visto para turistas estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de 2016 também pode alavancar investimentos, segundo Lummertz. “Isso vai melhorar fluxo de turistas porque existe a Olimpíada, mas também porque existe um câmbio favorável que trará mais estrangeiros para o Brasil. Por isso, temos que caminhar para a desburocratização, porque os investidores desses países acompanham o fluxo dos seus turistas.”

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia apresenta potencial da pesca esportiva em feira internacional do setor

Rondônia apresenta potencial da pesca esportiva em feira internacional do setor

Rondônia participou, dos dias 12 a 14 de março, da Pesca & Companhia Trade Show 2026, considerada uma das maiores feiras de pesca esportiva da Amé

Sesc Rondônia divulga calendário de Turismo Social para 2026

Sesc Rondônia divulga calendário de Turismo Social para 2026

 O Sistema Fecomércio, por meio do Turismo Social do Sesc Rondônia, acaba de anunciar o seu aguardado calendário de excursões e passeios para o ano

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

O possível fim da escala 6×1 no Brasil, em discussão no Congresso Nacional, mobilizou representantes do trade turístico em reunião do grupo de tra

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

De janeiro a outubro, o Brasil recebeu 7,68 milhões de visitantes estrangeiros e superou o volume de todo o período de 2024, até então o recorde. Pa

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)