Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Brasil volta usar estrelas para classificar qualidade de hotéis


Pedro Peduzzi
Agência Brasil

Brasília - O uso de estrelas para a classificação de hotéis e outros tipos de hospedagem está de volta. Com a ajuda do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Ministério do Turismo passará a classificar hotéis, flats, resorts, hotéis fazenda, pousadas, cama & café e hotéis históricos por estrelas - variando entre uma e cinco - de acordo com a estrutura e a qualidade dos serviços oferecidos. Hoje (25), 19 empreendimentos foram os primeiros a receber a certificação.

“Há outros 70 empreendimentos cuja avaliação [pelo Inmetro] ainda está em andamento e devem ser finalizados em no máximo 60 dias”, disse o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Ítalo Oliveira Mendes. Ele explica que a adesão à classificação é voluntária, mas a liberação do uso das estrelas passou a ser exclusiva do Ministério do Turismo.

“No passado, essas estrelas eram usadas com a chancela do Estado, mas isso passou para a iniciativa privada e acabou caducando. Agora, estamos retomando a exclusividade dessa marca, mas com critérios de qualidade mais modernos”, informou Mendes. “Será também um instrumento de competitividade [entre as hospedagens]”, acrescentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A expectativa do diretor do Inmetro, Paulo Coscarelli, é que até o fim do ano 118 empreendimentos tenham a certificação, somente no Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro é um caso a parte porque o governo brasileiro precisa cumprir um compromisso assumido com o COI [Comitê Olímpico Internacional], em função dos Jogos Olímpicos de 2016”, justificou Coscarelli.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Fermi Torquato, o processo de avaliação estabelecido no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) terá a adesão de 5,5 mil hotéis até o final de 2013. “Em um primeiro momento, estimamos que desperte o interesse de 3,8 mil. Vamos fazer campanhas de esclarecimento para ampliar esses números”, disse.

Apesar de ter atualmente cerca de 200 fiscais para avaliar os empreendimentos inscritos no SBClass, o diretor do Inmetro, Paulo Coscarelli, acredita que será possível dar conta da demanda que está por vir. “Estamos capacitando nosso pessoal há dois anos, nos preparando para atender a essa demanda. Além disso, há a possibilidade de envolvermos outros órgãos, como o próprio Ministério do Turismo”, disse Coscarelli.
 

Mais Sobre Turismo

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Foi entregue nesta manhã (20), em cerimônia realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano Municipal de Turismo

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Nesta quarta (20), a partir das 9h, na sede do Sebrae em Rondônia, na capital, acontecerá evento que marcará a entrega do Plano Municipal de Turismo

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Em mil dias da gestão Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu o desenvolvimento econômico

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

Na consolidação da retomada do turismo no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem impulsionado o