Porto Velho (RO) sábado, 21 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Turismo

Brasil atinge a marca de 6 milhões de turistas estrangeiros


Vitor Abdala
Agência Brasil

Gente de Opinião


Rio de Janeiro – O Brasil atingiu a marca anual de 6 milhões de turistas estrangeiros neste ano, segundo informação da Embratur, estatal responsável pela promoção do turismo brasileiro. O número é recorde e foi comemorado na manhã de hoje (5) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.

A turista número 6 milhões foi uma argentina, que desembarcou em voo proveniente de Buenos Aires, por volta das 10h de hoje. A advogada Nadia Panis, de 30 anos ganhou um diploma e uma viagem a Búzios, na Região dos Lagos, balneário fluminense muito visitado por argentinos.

Durante a chegada, houve uma pequena confusão. A Embratur confundiu as passageiras e começou a homenagear amiga de Nadia, Nuria Pafundi. Diante da situação inusitada, a Embratur acabou presenteando as duas com diploma e viagem a Búzios. “Somos sete amigas. Viemos ao Brasil com uma delas, que fez aniversário ontem, porque queríamos ver o Cristo Redentor. É minha primeira vez no país e vou ficar quatro dias”, disse.

A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil, respondendo por cerca de 30% das pessoas que desembarcam no país. Dos 5,7 milhões de turistas internacionais que chegaram ao Brasil em 2012, 1,6 milhão eram argentinos.

“Esta é uma marca histórica, que mostra que este ciclo de eventos que o Brasil sedia traz efeitos positivos para a economia do turismo. Vamos continuar crescendo, com a Copa do Mundo no ano que vem, devemos chegar perto de 7 milhões de turistas estrangeiros. É um crescimento de 5,1 milhões para 7 milhões, em três anos, bastante expressivo, acima da média mundial”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Segundo ele, neste ano, os turistas estrangeiros devem deixar no país cerca de US$ 6,6 bilhões (ou seja, R$ 15 bilhões). “É um volume de recursos equivalente ao da indústria de papel e celulose e da indústria automobilística”, disse Dino.

De acordo com o presidente da Embratur, o Brasil está fazendo grandes investimentos para atender a este crescimento, com ações como a concessão de aeroportos e expansão da rede hoteleira. “Precisamos continuar a aprimorar esses itens que são essenciais e investir na qualificação de pessoal, sobretudo no que se refere a outros idiomas”, afirmou.

Dino explicou que o governo continua monitorando a alta dos preços de diárias de hotéis e passagens aéreas. “Acredito que as medidas que estão sendo tomadas [de viabilização] de hospedagens alternativas e de expansão da aviação regional vão fazer com que a médio prazo tenhamos preços mais adequados.”

Mais Sobre Turismo

História dos pontos turísticos de Porto Velho pode ser conhecida por QR Code

História dos pontos turísticos de Porto Velho pode ser conhecida por QR Code

Com o propósito de orientar os moradores e turistas que visitam Porto Velho, a Prefeitura instalou mais de 30 placas com QR Code nos principais pontos

Influenciadores da pesca esportiva visitam rios para promoção da modalidade em Porto Velho

Influenciadores da pesca esportiva visitam rios para promoção da modalidade em Porto Velho

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do turismo de pesca esportiva, a Prefeitura, junto a integrantes do setor na região, promoveu a vin

Ícones da pescaria esportiva no Brasil chegam a Porto Velho para divulgar o setor

Ícones da pescaria esportiva no Brasil chegam a Porto Velho para divulgar o setor

A pesca esportiva em Porto Velho ganhará ampla divulgação, a nível nacional, por meio de dois ícones dessa modalidade esportiva no Brasil. Pescadores

Vídeo "Encantos do Turismo de Rondônia" é um grande sucesso!

Vídeo "Encantos do Turismo de Rondônia" é um grande sucesso!

O site Gente de Opinião exibe o vídeo produzido pela equipe de comunicação do Sistema Fecomércio-RO para o Conselho Empresarial de Turismo e Hospita