Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Após anos de espera, museu de G.Mirim será reformado


Após anos de espera, museu de G.Mirim será reformado - Gente de Opinião

 
 

Guajará-Mirim - Foram anos de espera e especulações, mas, finalmente, a reforma completa da antiga estação de Guajará-Mirim, que passou a ser usada como o museu da cidade, começa a dar os primeiros passos com a chegada da empresa contratada para a obra. O anúncio dos serviços foi dado pelo superintendente da SETUR, Heitor Costa, que, na segunda-feira foi levar a notícia à população de Guajará- Mirim, sendo recepcionado pelo prefeito, Atalibio Pegorini, e pelo secretário municipal de Turismo, Dayan Saldanha.

A recuperação da antiga estação de trem da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré há muito tempo era esperada pela população do município, fato garantido devido ao empenho do Superintendente da SETUR, Heitor Costa, que participou do processo, com reformulações, adequações, visando a liberação do recurso. “A recuperação do museu é mais uma conquista não apenas para a população local, mas para os turistas, pois poderão conferir de perto um pouco da nossa história”, destacou Heitor, destacando o compromisso do governo do Estado pelo resgate da história.

Segundo o superintendente da SETUR, Heitor Costa, que assumiu a pasta este ano, todos os esforços foram feitos, visando garantir a liberação do recurso.

O Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim é um localizado no prédio da antiga estação ferroviária.

O local serviu de estação final da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, localizada no quilômetro 366 da ferrovia. Durante o período em que esteve ativado, o museu chegou a receber cerca de 35 mil pessoas por ano. “O turismo vai ganhar forças com a reforma do museu. A história do Estado não pode se apagar e, por isso, desde que assumimos a Setur, priorizamos essa reforma”. Disse Heitor.

Atividades desenvolvidas

A SETUR - Superintendência Estadual de Turismo, a partir do mês de maio deste ano - quando aconteceu a nomeação do Superintendente Heitor Costa - participou de vários eventos, onde Rondônia levou para Feiras e Eventos turísticos seus produtos, artesãos, com suas peças fabricadas com produtos regionais e marcou com sucesso o nome do Estado em eventos que divulgaram o turismo.

Em Maio aconteceu o Salão do Turismo no Centro de Exposições do Anhembi em São Paulo. Lá foi realizado um verdadeiro demonstrativo do que Rondônia possui de belezas naturais, sua culinária, e hospitalidade.
Na capital do Maranhão, São Luis, aconteceu o encontro de coordenadores e técnicos de convênios, a presença de todos os estados brasileiros contou com a SETUR através de seus técnicos ganhando mais conhecimentos para que os ensinamentos sejam aplicados em nosso estado no desenvolvimento da atividade turística local.

O CADASTUR, através de seus técnicos, realizou visitas periódicas aos estabelecimentos e pontos turísticos, recadastrando ou cadastrando os novos e repassando informações e orientações que são fornecidas pelo Ministério do Turismo, para que o andamento dos trabalhos seja positivo.

Uma conquista que marcou a atual gestão da SETUR foi conseguir através de esforço e dedicação a liberação do recurso para a reforma da antiga Edificação da Estação de Passageiros da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que passou a ser usado como museu da cidade.

Fonte: Ascom.

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci