Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Aplicativos para smartphones ajudam turistas no Brasil


Pedro Peduzzi, Sabrina Craide e Danilo Macedo
Agência Brasil

Os aplicativos para smartphones e tablets serão ferramentas de grande utilidade para os turistas que viajarão pelo país para acompanhar os jogos da Copa de 2014. Antes mesmo de ir ao aeroporto, já é possível se beneficiar dessa tecnologia, com os aplicativos de empresas aéreas ou da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O Infraero Voos Online possibilita consultar – e compartilhar por meio de SMS, e-mail, Facebook ou Twitter – os horários de partida e chegada de voos em 50 aeroportos brasileiros. O aplicativo oferece também, por meio do Guia do Passageiro, informações úteis sobre diversos assuntos ligados a viagens.

Caso o voo faça escalas e o passageiro tenha de aguardar por muito tempo a conexão, uma possibilidade é aproveitar o tempo livre para conhecer opções de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços a um raio de 20 quilômetros do aeroporto. Com o aplicativo Aeroperto, basta ao usuário informar em qual aeroporto está e qual a disponibilidade de tempo que tem até o embarque. Com essas informações, o aplicativo lista uma série de estabelecimentos próximos aos 63 aeroportos que fazem parte da rede Infraero. Além disso, alertas sobre check-in e embarque são enviados ao usuário. 

Para se deslocar do aeroporto até o hotel, uma dica é o aplicativo Onde Tem Taxi Aqui?, desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de ajudar as pessoas a localizarem pontos de táxi próximos. Se o turista vier do exterior e tiver dificuldades para se comunicar em português, uma alternativa interessante são os aplicativos que fazem tradução por texto ou por voz – entre eles o iTranslate, o Google Tradutor, o Voice Translator e o iTranslate Voice 2.

Caso a dificuldade seja a escolha de um bom restaurante ou bar, uma boa saída é baixar os aplicativos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Eles contêm sugestões para programas gastronômicos em algumas das cidades-sede. As versões para os estados do Amazonas, de Alagoas, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Distrito Federal já estão disponíveis. Já o GuiaMais Turismo contém, além de sugestões de praias, alimentação e lojas, informações sobre os municípios, serviços, mapas e roteiros de viagem.

O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) lançaram recentemente o Fellowtrip, um guia de viagens interativo que permite ao usuário criar seu próprio itinerário e compartilhar as melhores rotas do Brasil. Ao escolher seu roteiro, o turista poderá ver dicas de outros usuários sobre restaurantes, baladas, hotéis e lugares interessantes, bem como horários das atrações. Várias secretarias de turismo das cidades-sede também desenvolveram aplicativos que mostram os principais roteiros e pontos turísticos.

A Região Centro-Oeste conta com um aplicativo específico para ajudar os turistas a montarem roteiros e conhecerem cerca de 100 pontos turísticos de suas principais cidades. Desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o Brasil Central Tur contém mapas com indicações, imagens e descrições de cada um desses lugares, situados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

Em meio a tantos roteiros e deslocamentos, o turista pode ter dificuldades para encontrar casas de câmbio onde possa, com segurança, comprar ou vender moeda estrangeira. Pensando neles, o Banco Central lançou o Câmbio Legal, um aplicativo que ajuda a localizar em todo o país instituições autorizadas para operações de câmbio.

Mas de nada adianta ter dinheiro no bolso se o turista não tiver boas condições físicas para dar conta de tantos programas. Para ajudar na localização de hospitais e farmácias, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Saúde na Copa. Além de ajudar o turista a encontrar o atendimento médico mais próximo, o aplicativo ajuda no monitoramento de diversas informações de saúde e faz um mapeamento de tendências de ocorrências epidemiológicas (localiza áreas, em todo o mundo, com mais riscos de epidemias) para evitar contágio.

Já na área dos direitos humanos, o governo lançou recentemente o aplicativo Clique 180, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pela ONU Mulheres. O aplicativo permite o acesso direto ao Ligue 180 -  uma central de atendimento à mulher cujo foco está no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o Brasil. O aplicativo contém informações sobre os tipos de violência contra a mulher, dados de localização dos serviços da rede de atendimento e proteção, além de sugestões de rota para chegar até eles.

Para denunciar crimes de violência contra crianças e adolescentes,o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou o aplicativo Proteja Brasil. A partir do local onde o usuário está, o aplicativo indica telefones, endereços e os melhores caminhos para chegar até delegacias especializadas, conselhos tutelares e organizações que ajudam a proteger crianças e adolescentes da violência nas principais cidades brasileiras.

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)