Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Ação da Deputada Mariana Carvalho abriu caminho para revitalização de pontos turísticos de Porto Velho


A histórica estrada de Santo Antônio foi asfaltada com recursos de emenda da Deputada Mariana. - Gente de Opinião
A histórica estrada de Santo Antônio foi asfaltada com recursos de emenda da Deputada Mariana.

Uma ação da Deputada Federal Mariana Carvalho abriu caminho para a promoção do turismo nas áreas históricas de Porto Velho. A Parlamentar foi a responsável por emenda que garantiu o asfaltamento da Estrada do Santo Antônio, no trecho do cemitério à igrejinha. A emenda foi no valor de R$ 250 mil.

Agora foi a vez da Prefeitura da capital anunciar a restauração do complexo que inclui os Cemitérios das Locomotivas e da Candelária.

O Prefeito Hildon Chaves destaca que o local faz parte da história de Porto Velho e, por seu valor histórico e cultural, integra um complexo com forte potencial turístico. “Transformaremos este espaço em um ambiente atrativo, com calçadas, iluminação, guarita, sinalização, limpeza e recuperação dos trilhos”, afirmou Hildon.

O Prefeito ainda destaca que as obras são um resgate da história da cidade e da população. Este é um dos projetos da Prefeitura que fazem parte do Plano de Ação, para restaurar espaços urbanos com potencial turístico.

Trens abandonados formam “Cemitério de Locomotivas” em Porto Velho

Os cemitérios ficam a cerca de três quilômetros e meio do centro de Porto Velho. O Candelária existe desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e era utilizado para enterrar os estrangeiros de diversas partes do mundo que vieram ao Brasil para trabalhar na construção da emblemática ferrovia Madeira-Mamoré, entre Porto Velho e Guajará Mirim, mas não resistiram ao clima e às doenças tropicais da região. 

Já o chamado “Cemitério das Locomotivas” existe desde quando o governo militar, por meio do 5º BEC encerrou o funcionamento da EFMM, no início dos anos 1970, e as sucatas das locomotivas foram abandonadas em frente ao Cemitério da Candelária. .

Para Mariana Carvalho, o Turismo será uma atividade fundamental para a economia de Porto Velho. A deputada lembra que desde quando foi vereadora, tem buscado a valorização do Turismo. Na época, foi autora da Lei que criou o Projeto Turismo Educativo, visando o acesso dos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino ao acervo natural, cultural, artístico e turístico de Porto Velho. 

Como Deputada tem articulado ações junto à Prefeitura e os órgãos do Governo Federal para revitalizar espaços, como o Complexo Marechal Rondon e atrair turistas e moradores para as práticas de lazer. 

Com a emenda parlamentar que destinou ao Município, a Prefeitura pode executar a pavimentação da histórica estrada do Santo Antônio que dá acesso à Igrejinha e à Litorina, no Complexo Memorial Rondon.

“É um compromisso do meu mandato buscar sempre o resgate e o fortalecimento da nossa história, da nossa cultura, das nossas belezas naturais e patrimônios históricos. A gestão do Prefeito Hildon Chaves, junto com o Vice-Prefeito Hildon Chaves, tem esse mesmo olhar para o setor. Porto Velho só tem a ganhar”, ressaltou a Deputada.

Mais Sobre Turismo

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), anuncia a 3ª edição do “Famtour”, um projeto de familiarização turíst

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

O turismo de Rondônia ganha destaque mais uma vez na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia se