Segunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Ação da Deputada Mariana Carvalho abriu caminho para revitalização de pontos turísticos de Porto Velho


A histórica estrada de Santo Antônio foi asfaltada com recursos de emenda da Deputada Mariana. - Gente de Opinião
A histórica estrada de Santo Antônio foi asfaltada com recursos de emenda da Deputada Mariana.

Uma ação da Deputada Federal Mariana Carvalho abriu caminho para a promoção do turismo nas áreas históricas de Porto Velho. A Parlamentar foi a responsável por emenda que garantiu o asfaltamento da Estrada do Santo Antônio, no trecho do cemitério à igrejinha. A emenda foi no valor de R$ 250 mil.

Agora foi a vez da Prefeitura da capital anunciar a restauração do complexo que inclui os Cemitérios das Locomotivas e da Candelária.

O Prefeito Hildon Chaves destaca que o local faz parte da história de Porto Velho e, por seu valor histórico e cultural, integra um complexo com forte potencial turístico. “Transformaremos este espaço em um ambiente atrativo, com calçadas, iluminação, guarita, sinalização, limpeza e recuperação dos trilhos”, afirmou Hildon.

O Prefeito ainda destaca que as obras são um resgate da história da cidade e da população. Este é um dos projetos da Prefeitura que fazem parte do Plano de Ação, para restaurar espaços urbanos com potencial turístico.

Trens abandonados formam “Cemitério de Locomotivas” em Porto Velho

Os cemitérios ficam a cerca de três quilômetros e meio do centro de Porto Velho. O Candelária existe desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e era utilizado para enterrar os estrangeiros de diversas partes do mundo que vieram ao Brasil para trabalhar na construção da emblemática ferrovia Madeira-Mamoré, entre Porto Velho e Guajará Mirim, mas não resistiram ao clima e às doenças tropicais da região. 

Já o chamado “Cemitério das Locomotivas” existe desde quando o governo militar, por meio do 5º BEC encerrou o funcionamento da EFMM, no início dos anos 1970, e as sucatas das locomotivas foram abandonadas em frente ao Cemitério da Candelária. .

Para Mariana Carvalho, o Turismo será uma atividade fundamental para a economia de Porto Velho. A deputada lembra que desde quando foi vereadora, tem buscado a valorização do Turismo. Na época, foi autora da Lei que criou o Projeto Turismo Educativo, visando o acesso dos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino ao acervo natural, cultural, artístico e turístico de Porto Velho. 

Como Deputada tem articulado ações junto à Prefeitura e os órgãos do Governo Federal para revitalizar espaços, como o Complexo Marechal Rondon e atrair turistas e moradores para as práticas de lazer. 

Com a emenda parlamentar que destinou ao Município, a Prefeitura pode executar a pavimentação da histórica estrada do Santo Antônio que dá acesso à Igrejinha e à Litorina, no Complexo Memorial Rondon.

“É um compromisso do meu mandato buscar sempre o resgate e o fortalecimento da nossa história, da nossa cultura, das nossas belezas naturais e patrimônios históricos. A gestão do Prefeito Hildon Chaves, junto com o Vice-Prefeito Hildon Chaves, tem esse mesmo olhar para o setor. Porto Velho só tem a ganhar”, ressaltou a Deputada.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)