Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Ação da Deputada Mariana Carvalho abriu caminho para revitalização de pontos turísticos de Porto Velho


A histórica estrada de Santo Antônio foi asfaltada com recursos de emenda da Deputada Mariana. - Gente de Opinião
A histórica estrada de Santo Antônio foi asfaltada com recursos de emenda da Deputada Mariana.

Uma ação da Deputada Federal Mariana Carvalho abriu caminho para a promoção do turismo nas áreas históricas de Porto Velho. A Parlamentar foi a responsável por emenda que garantiu o asfaltamento da Estrada do Santo Antônio, no trecho do cemitério à igrejinha. A emenda foi no valor de R$ 250 mil.

Agora foi a vez da Prefeitura da capital anunciar a restauração do complexo que inclui os Cemitérios das Locomotivas e da Candelária.

O Prefeito Hildon Chaves destaca que o local faz parte da história de Porto Velho e, por seu valor histórico e cultural, integra um complexo com forte potencial turístico. “Transformaremos este espaço em um ambiente atrativo, com calçadas, iluminação, guarita, sinalização, limpeza e recuperação dos trilhos”, afirmou Hildon.

O Prefeito ainda destaca que as obras são um resgate da história da cidade e da população. Este é um dos projetos da Prefeitura que fazem parte do Plano de Ação, para restaurar espaços urbanos com potencial turístico.

Trens abandonados formam “Cemitério de Locomotivas” em Porto Velho

Os cemitérios ficam a cerca de três quilômetros e meio do centro de Porto Velho. O Candelária existe desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e era utilizado para enterrar os estrangeiros de diversas partes do mundo que vieram ao Brasil para trabalhar na construção da emblemática ferrovia Madeira-Mamoré, entre Porto Velho e Guajará Mirim, mas não resistiram ao clima e às doenças tropicais da região. 

Já o chamado “Cemitério das Locomotivas” existe desde quando o governo militar, por meio do 5º BEC encerrou o funcionamento da EFMM, no início dos anos 1970, e as sucatas das locomotivas foram abandonadas em frente ao Cemitério da Candelária. .

Para Mariana Carvalho, o Turismo será uma atividade fundamental para a economia de Porto Velho. A deputada lembra que desde quando foi vereadora, tem buscado a valorização do Turismo. Na época, foi autora da Lei que criou o Projeto Turismo Educativo, visando o acesso dos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino ao acervo natural, cultural, artístico e turístico de Porto Velho. 

Como Deputada tem articulado ações junto à Prefeitura e os órgãos do Governo Federal para revitalizar espaços, como o Complexo Marechal Rondon e atrair turistas e moradores para as práticas de lazer. 

Com a emenda parlamentar que destinou ao Município, a Prefeitura pode executar a pavimentação da histórica estrada do Santo Antônio que dá acesso à Igrejinha e à Litorina, no Complexo Memorial Rondon.

“É um compromisso do meu mandato buscar sempre o resgate e o fortalecimento da nossa história, da nossa cultura, das nossas belezas naturais e patrimônios históricos. A gestão do Prefeito Hildon Chaves, junto com o Vice-Prefeito Hildon Chaves, tem esse mesmo olhar para o setor. Porto Velho só tem a ganhar”, ressaltou a Deputada.

Mais Sobre Turismo

Precisamos comemorar o Dia Nacional do Turismo

Precisamos comemorar o Dia Nacional do Turismo

O Dia Nacional do Turismo, celebrado no próximo sábado (8), sempre foi uma data de muita alegria para o setor. Nosso trade conseguiu consolidar o seu

Veículos históricos retornam para a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Veículos históricos retornam para a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Em cerimônia ao ar livre, na sexta-feira (30), a Prefeitura de Porto Velho recebeu, após serem reformados, os veículos litorina e kalamazu, que perten

Capacitação na área do turismo prepara operadores para o período pós-pandemia em Porto Velho

Capacitação na área do turismo prepara operadores para o período pós-pandemia em Porto Velho

A qualidade dos serviços de turismo foi debatida, na segunda-feira (26), durante a primeira atividade do Programa de Capacitação da Cadeia Produtiva d