Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Um evento grandioso, o sacrifício de Marcos Rocha e o encontro dos poderes na Rondônia Rural Show


Um evento grandioso, o sacrifício de Marcos Rocha e o encontro dos poderes na Rondônia Rural Show  - Gente de Opinião

Não há, na recente história não só de Rondônia, mas também de toda a Região Norte,  algo tão grandioso quanto a Rondônia Rural Show.  Na sua edição número 11, a feira chega à sua total maturidade, com grande participação internacional, negócios em volumes superlativos, grandes projetos para o futuro e um sintoma claro de que, caso o governo federal não nos atrapalhe, chegaremos a um patamar de crescimento no agronegócio como nunca se viu antes, na História desse país, como gosta de dizer o Presidente Lula. A feira tem uma multiplicidade tão significativa de setores que vão desde o plantio até a colheita; desde a alimentação do gado até sua comercialização; desde a produção dos pequenos agricultores e pecuaristas, que dá a impressão de que Rondônia vai explodir em crescimento e desenvolvimento, por causa da grandeza do seu agro. Nas centenas de estandes da feira, surge uma ilha de prosperidade, de bons augúrios, de negócios volumosos, mostrando a quem está nela, o quanto somos capazes, onde podemos chegar, o que podemos oferecer para o Brasil e para o mundo.  Claro que ainda há senões a serem superados. O principal deles, uma internet ruim, ainda deficiente, embora melhor que no ano passado e em alguns estandes, como o da Assembleia Legislativa, tudo tenha funcionado bem. Nem o atraso na inauguração oficial da feira alterou os bons fluidos que dela surgem. Depois de se saber mais do assunto, se compreende o que deve ter retardado a chegada do governador Marcos Rocha e sua comitiva: ele fez grande sacrifício para abrir a feira, por ter se submetido, há poucos dias, a uma cirurgia nos dois olhos. Usando óculos muito escuros, que prejudicam sua visão normal, enquanto ela vai melhorando com o passar dos dias, Rocha ainda tem pontos da cirurgia, que só serão retirados nos próximos dias.

A abertura da feira teve vários discursos, todos entusiasmados e a presença da nata da política rondoniense.  A relação de autoridades vai desde o governador e a primeira dama, Luana Rocha; do casal Gonçalves, com o vice-governador Sérgio e sua esposa, Noemi, assim como os presidentes dos demais poderes, o desembargador Raduan Miguel (junto com ele, o Corregedor Gilberto Barbosa) e o da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz.  Cinco dos oito deputados federais também prestigiaram o evento: Cristiane Lopes, Lúcio Mosquini, Thiago Flores, Maurício Carvalho e Lebrão. O prefeito de Ji-Paraná, Isau Fonseca, anfitrião, também fez um discurso entusiasmado. Nos bastidores, praticamente anonimato, o então secretário de agricultura do Estado, Anselmo de Jesus, acompanhava tudo, ao lado da esposa dando apoio à sua filha, a deputada estadual Cláudia de Jesus. Foi ele, acreditando na proposta de uma feira agropecuária para o Estado, proposta pelo então governador Confúcio Moura, quem presidiu a primeira edição.  Hoje, o comando da vitoriosa 11ª edição da RR Show é do secretário da Seagri, Luiz Paulo, que, emocionado e grato pela missão, recebia cumprimentos de todos os lados, pelo grande evento que está conduzindo. A feira, a maior da região norte, vai até o sábado, dia 25. 

 

A POLÍTICA E A SUCESSÃO MUNICIPAL TAMBÉM ESTIVERAM PRESENTE NOS CORREDORES E ESTANDES DA FEIRA

Feira é feira, eleição é eleição. Mas quando quase todo o mundo político se reúne num só local, claro que a eleição passa a ser tema das conversas, principalmente aquelas feitas à boca pequena. Dois dos principalmente concorrentes de Porto Velho, Mariana Carvalho e Marcelo Cruz, estiveram no evento de abertura. De Ji-Paraná, tanto o prefeito Isau Fonseca quanto o deputado Nim Barroso e o empresário e advogado Ari Saraiva estiveram no evento. Os três são os nomes mais quentes, até agora, na sucessão da segunda maior cidade do Estado. Também lá estava o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, candidatíssimo à reeleição. Candidatos às Câmaras Municipais de várias cidades circulando pelos corredores e estandes. O périplo de políticos de alto calibre continuou chegando à Rondônia Rural Show. Ainda no dia da abertura, esteve por lá o casal Hildon e Ieda Chaves, ele Prefeito da Capital, ela deputada estadual.  Nesta terça chegaram a deputada federal Silvia Cristina e o senador Jaime Bagattoli, que deve participar do evento até o final de semana. Não havia informação, ao menos até ontem, sobre a participação dos dois outros senadores de Rondônia. Marcos Rogério, que é de Ji-Paraná, certamente vai à feira, mas não se sabe quando. A dúvida é Confúcio Moura, o então governador que criou a RR Show, que ainda não confirmou sua presença.

 

ROCHA OTIMISTA COM CIRURGIA DOS OLHOS E A GRANDE SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DO ESTANDE DA ASSEMBLEIA

O governador Marcos Rocha, otimista, disse, durante um dos seus discursos na feira, que está enfrentando um problema nos olhos, mas que em breve ele será superado. Ele se submeteu a complexa cirurgia no Hospital de Olhos de Porto Velho, recentemente e a recuperação será lenta. Há toda uma torcida para que Rocha fique totalmente recuperado logo. Mesmo com esse problema, o Governador teve participação importante na feira. Além da sua presença na abertura, ele esteve também na inauguração do Pavilhão Internacional e, ainda, na sessão que abriu oficialmente o estande da Assembleia Legislativa, quando discursou, fez várias homenagens e aproveitou para explicar porque estava usando óculos tão escuros. A claridade é um dos riscos para ele. Na abertura do pavilhão da ALE, o presidente Marcelo Cruz fez uma saudação aos convidados, assim como a todos seus colegas deputados e as autoridades e presidiu o encontro, quando várias personalidades foram homenageadas. Entre elas, o presidente da subseção da OAB, Márcio Nogueira. Foi um grande avento, que precedeu a sessão itinerante desta quinta-feira. O estande da Assembleia também organizou várias palestras, que fizeram sucesso no evento.

 

O DESTAQUE DO PAVILHÃO INTERNACIONAL E A AGENDA SEMPRE SUPERLOTADA DO CHEFE DA CASA CIVIL 

O vice-governador e secretário Sérgio Gonçalves cumpriu também longa agenda na Rondônia Rural Show, Recebeu empresários, políticos, parceiros e amigos. O Pavilhão Internacional, comandado por ele, foi uma das atrações da Rondônia Rural Show. Mas, sem dúvida, uma das personalidades mais procurados no evento foi o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. Prefeitos de todo o Estado, deputados, empresários e gente do mundo da política, ocuparam a agenda dele, demonstrando sua importância no contexto do governo. Sempre bem humorado a dando atenção a todos, o secretário recebeu abraços, cumprimentos e também muitos pedidos, claro.  O secretário da Agricultura, Luiz Paulo, responsável pela organização da feira, da mesma forma andava pelos corredores, visitando estandes e fazendo reuniões com empresários. Animado com o que estava vendo, Luiz Paulo fez 1uestão de destacar todo o apoio do governador Marcos Rocha, para que a RR Show chegasse ao estágio que é hoje. Na sua 11ª edição, a feira deu um salto na atual administração, que a transformou na maior do setor em toda a região norte e a internacionalizou.  

 

GENTE DA ECONOMIA E DA POLÍTICA PRESENTE NA ABERTURA DA 11ª RONDONIA RURAL SHOW

Empresários querem faturar, políticos querem testar a popularidade, amigos querem se reencontrar: nos corredores da Rondônia Rural Show, muitos encontros, muitos abraços, alguns sinceros, outros protocolares, mas todos reunindo rondonienses de todas as cidades e de todas as funções. Políticos como Lúcio Mosquni (um dos mais procurados durante o período em que esteve na feira); Marcelo Cruz (igualmente) e tantos outros que circularam pelos corredores e pelos estandes da feira, puderam sentir o peso e a grandeza do agronegócio e, ao mesmo tempo, ver e receber amigos, conhecidos, correligionários, parceiros e até adversários. Como foi o caso do encontro recheado de sorrisos entre dois dos mais fortes candidatos à Prefeitura de Porto Velho, a ex-deputada Mariana Carvalho e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz. Nada de animosidade, nem de troca ee farpas. Só sorrisos e até um abraço fraterno. Um símbolo de como deve ser a verdadeira política.

 

LÉO MORAES VEM AÍ! ELE DEVE ANUNCIAR QUE ENTRA NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE PORTO VELHO NAS PRÓXIMAS HORAS

Ele não mede palavras de agradecimento ao governador Marcos Rocha, pela oportunidade que teve de dirigir o Detran e fazer, sempre com ao aval do comandante do Estado, uma das melhores administrações, desde que o órgão foi criado. Mas a política está no sangue. Animado, certamente, por várias pesquisas que dão a ele chances reais de chegar ao segundo turno e de se tornar Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes está prestes e anunciar que vai entrar na briga pela cadeira de Hildon Chaves. Não será uma decisão impensada. Moraes colocou todos os pesos na balança e, depois de ouvir correligionários e os pedidos do diretório nacional do Podemos para que seja candidato, ele está propenso a cumprir a missão. Mesmo sendo ainda jovem para o mundo da política, Léo Moraes já tem um longo caminho percorrido. Foi um bom vereador; depois teve um mandato bastante positivo como deputado estadual e cumpriu um mandato considerado excelente, recheado de avanços na Câmara Federal. No Detran, tem realizado uma gestão revolucionária, acabando, por exemplo, com dezenas de taxas em que o órgão avançava no bolso do contribuinte. Léo Moraes está muito perto de anunciar que entra no jogo. E, se entrar, vai com tudo. Ele quer realizar o sonho de ser Prefeito da sua cidade. A partir daí, tudo dependerá do eleitor porto-velhense. 

 

PERGUNTINHA

Quantos anos você imagina, a partir do momento em que as águas baixarem definitivamente, para que o Rio Grande do Sul, todo destroçado depois da sua maior tragédia, levará para voltar à vida que tinha antes da catástrofe? 

Galeria de Imagens

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dono de hospital diz em nota que informações do secretário de saúde do estado são falsas. "é fake news"!

Dono de hospital diz em nota que informações do secretário de saúde do estado são falsas. "é fake news"!

- “ Boa noite, secretário! Aqui é o jornalista Sérgio Pires. Quero confirmar com o senhor informação de que o Governo estaria negociando a compra do

Uma sociedade que aceita matar bebês no útero da mãe e que quer punir mulheres estupradas, está na UTI da moralidade

Uma sociedade que aceita matar bebês no útero da mãe e que quer punir mulheres estupradas, está na UTI da moralidade

Estamos na UTI e caminhando para o abismo profundo, como sociedade. O que está acontecendo com nosso país, onde a vida humana não tem nenhum valor e

Governo pode comprar um hospital em Porto Velho só para ortopedia e traumatologia

Governo pode comprar um hospital em Porto Velho só para ortopedia e traumatologia

Obviamente o assunto está sendo tratado com muito sigilo. Não há muitas informações ainda, exatamente por isso. O que está acontecendo é que o Gover

MP do fim do mundo: governo recua para não ter nova derrota fragorosa, mas sanha arrecadadora continua

MP do fim do mundo: governo recua para não ter nova derrota fragorosa, mas sanha arrecadadora continua

É isso que dá colocar amadores para controlar a economia de um país grandioso e potencialmente rico como o Brasil! Fernando Haddad não tem um projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)