Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Recorde, negócios acima de 4 bi: nossa RR Show foi um espetáculo de competência e bons resultados, mas pode melhorar


Recorde, negócios acima de 4 bi: nossa RR Show foi um espetáculo de competência e bons resultados, mas pode melhorar   - Gente de Opinião

A euforia tem razão de ser! Há que se comemorar porque um evento como a Rondônia Rural Show, realizada num Brasil problemático e onde não se sabe para onde caminhará nossa economia, deu um espetáculo de competência e cresceu 46 por cento. Isso mesmo! Os negócios realizados durante a feira superaram as melhores expectativas, porque seria considerado grande sucesso se eles chegassem a 4 bilhões de reais, pelo menos 1 bilhão a mais do que a edição anterior. E o que aconteceu? O valor atingiu 4 bi e 400 milhões. Um resultado espetacular, graças à potência do agronegócio rondoniense, somada ao esforço e dedicação de toda uma equipe do governo do Estado, que construiu um evento grandioso. Desde o primeiro dia, quem chegasse à edição deste ano da feira, sentia no ar que ela iria chegar a patamares recordistas. Quase 280 mil visitantes depois e 4 bi e 400 milhões faturados, o encerramento da feira mereceu toda a festa que teve. O governador Marcos Rocha, mesmo ainda com os olhos feridos pela cirurgia que sofreu, pulava no palco para comemorar, ao lado da primeira dama Luana e de muita gente da sua equipe. Se deixaram Rondônia trabalhar, se não atrapalharem nosso agronegócio, se não se curvarem ante os interesses estrangeiros, que temem a concorrência dos nossos produtos no mercado internacional, ninguém nos segura. A RR Show foi a maior prova disso!  

Foi tudo perfeito na feira? Quase. Mas algumas coisas ainda precisam ser aperfeiçoadas, para o ano que vem. A primeira delas é sem dúvida a Internet. Já melhorou em relação a edições anteriores, mas ainda está longe de funcionar com perfeição, como é necessário num evento que reúne mais de 650 expositores, como o que ocorreu este ano. Negócios podem ser perdidos ou prejudicados, sem uma comunicação 100 por cento eficiente. Por exemplo: com pequeno investimento (apenas como sugestão, com a compra de antenas que acessam satélites da Starlink) se poderia encontrar a solução para  o problema. Espalhando-se essas antenas, que têm custo muito baixo, pelo Parque (elas acessam a internet em qualquer lugar do Planeta, inclusive no meio do Oceano), se resolveria definitivamente a deficiência. Outro problema, de fácil solução: a locomoção dentro do gigantesco parque. Um ônibus aberto, um “trenzinho” circulando pelo Parque, enfim, um tipo de transporte que girasse pelas áreas da feira, ajudaria a que o frequentador pudesse andar pela imensidão da área. Há ainda necessidade de asfaltamento do trecho de acesso aos estandes, desde a BR 364 e ainda alguns locais internos que precisam de asfalto. No mais, a RR é mesmo um Show!

 

CANDIDATA DO MDB À PREFEITURA, EUMA TOURINHO É ATRAÇÃO NA PROPAGANDA NACIONAL DO PARTIDO

Euma Tourinho está presente na propaganda nacional do MDB, que começou a entrar no ar em toda a mídia nesta terça-feira à noite, no chamado horário nobre. A juíza aposentada, que concorrerá pelo partido à Prefeitura de Porto Velho, foi convidada especial não só pelo presidente Baleia Rossi, como também pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, para participar da gravações. Euma tem percorrido não só bairros e distritos da Capital, se apresentando ainda como pré-candidata, já que a confirmação oficial será apenas em junho, na convenção emedebista, ainda sem data confirmada, como também tem sido frequente em gabinetes importantes em Brasília, como os do senador Confúcio Moura e de ministros emedebistas, como a própria Tebet. Nome surpresa do MDB para a disputa em Porto Velho, o partido se articula e se mobiliza para consolidar uma candidatura forte e viável, porque desde Jerônimo Santana, jamais conseguiu eleger um Prefeito na maior cidade do Estado. Tanto quanto Mariana Carvalho, entre as duas, caso uma delas chegue ao comando do município, se tornará também a primeira mulher eleita para o cargo, na centenária história porto-velhense. As gravações político-partidárias do MDB ficam no ar durante alguns dias, nas TVs e Rádios do país.   

 

LÉO MORAES DEIXA O DETRAN DIA 6 E DEVE OFICIALIZAR SEU NOME PARA A DISPUTA DA PREFEITURA DA CAPITAL

Léo Moraes está no jogo. No próximo dia 6 de junho (uma quinta-feira), ele se desincompatibiliza do cargo de diretor geral do Detran e assume definitivamente a candidatura à sucessão de Hildon Chaves. Léo vem com tudo. Como disse em fevereiro de 2022, quando iniciava sua campanha pela disputa do Governo. Na época, Léo afirmava: “só entro numa disputa para ganhar!” Em Porto Velho, ele sempre teve boas votações, desde o mandato como vereador como, ainda, quando assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em 2016, quando o eleitorado da capital era bem menor, ele foi para o segundo turno contra Hildon Chaves. Hildon venceu, mas Léo teve nada menos do que 79.500 votos. Em fevereiro de 2022, quando se tratava disputa pelo Governo de Rondônia, Léo Moraes, então adversário do governador reeleito Marcos Rocha e hoje alinhadíssimo com ele, no primeiro turno, ele recebeu 14,06 por cento dos votos válidos (119.583 no total), ficando na terceira colocação e não avançando ao segundo turno, ficando atrás do atual governador, Coronel Marcos Rocha (38,88 por cento  e do senador Marcos Rogério (37,05 por cento).  Agora, Leo está prestes a deixar o comando do Detran para oficializar sua candidatura. Ao que parece, a decisão não tem volta.

 

PL DE BOLSONARO ANUNCIA QUE TEM CANDIDATO PRÓPRIO EM PORTO VELHO, MAS JAIME GAZOLA AINDA NÃO FOI OFICIALIZADO

O vai e volta do período pré-eleitoral em Porto Velho tem agora nova perspectiva. A ordem veio de cima e o PL anuncia candidatura própria na Capital. O ex-vereador Jaime Gazola foi o nome escolhido, embora ainda não tenha sido oficializado. O presidente regional do partido, senador Marcos Rogério, ao menos até esta terça-feira , não tinha vindo a público confirmar a decisão. O outro senador do partido, o empresário Jaime Bagattoli, estaria fechado com o nome de Gazola. Ele teria inclusive sugerido uma parceria com o PP de Ivo Cassol, para uma dobradinha que envolvesse o candidato do PL e o novo nome que surge na política da Capital, o já oficializado pré-candidato Valdir Vargas Júnior. Bagattoli e Cassol estão muito próximos na política, mas não se sabe ainda se essa possibilidade de união se concretizará ou não. Ao menos oficialmente, o presidente do Diretório estadual, Marcos Rogério, ainda não bateu o martelo. Jaime Gazola é dentista, foi vereador em Porto Velho e vem de uma família ligada à educação. Oficializada sua candidatura, ele certamente contará com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que anunciou que apoiará todos os nomes do PL nas capitais brasileiras.  

 

MEMBROS DO GOVERNO E POLÍTICOS DE TODOS OS QUILATES APROVEITARAM PARA TESTAR A POPULARIDADE NA RONDÔNIA RURAL SHOW

A Rondônia Rural Show serviu também, para o mundo político, como teste de popularidade. Além dos principais membros do atual governo, à frente o próprio Marcos Rocha, sempre aplaudido e recebido com alegria em todos os eventos que participou, vários outros personagens da primeira linha do grupo palaciano também tiveram seus bons momentos. O vice-governador Sérgio Gonçalves (já escolhido pelo Palácio Rio Madeira/CPA para ser o candidato oficial ao Governo, em 2026) foi um deles. Seu gabinete, dentro da feira, foi um dos mais frequentados por autoridades, empresários e amigos. Destaque também para o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. O ex-governador Ivo Cassol também foi muito requisitado, ao participar da feira. O mesmo aconteceu com o ex-senador e empresário Acir Gurgacz, que fez um verdadeiro périplo pelos estandes, sendo muito cumprimentado por onde passou. Os atuais senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli também foram bem recebidos. Bagattoli, se destacou, ainda, por ser o principal representante do agronegócio no Senado. Da Câmara Federal, Lúcio Mosquini foi sem dúvida o mais procurado. Ele ficou longo tempo cumprimentando e sendo cumprimentando, além de conceder ao menos dez entrevistas, uma atrás da outra. Cristiane Lopes também se destacou na RR Show, assim como Silvia Cristina. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cruz entra no rol das autoridades com popularidade em alta. O mesmo se pode dizer do prefeito de Porto Velho e presidente da AROM, Hildon Chaves; do deputado federal Maurício Carvalho e da ex-deputada Mariana Carvalho e do deputado federal Fernando Máximo, entre tantos outros.

 

FAKE NEWS COM REQUINTES DE CRUELDADE: VÍDEO TEM IMAGEM DO DE CRISPIN E VOZ DE OUTRA PESSOA, ATACANDO POVO E AUTORIDADES

Mais que uma Fake News: um crime. Mais do que uma montagem grosseira, uma crueldade. Foi isso que fizeram com o deputado estadual Ismael Crispin, considerado entre os mais atuantes na atual legislatura da Assembleia. Utilizando uma foto dele e uma voz de outra pessoa, como se fosse a dele, os criminosos montaram uma farsa, como se Crispin estivesse ofendendo o eleitorado de Rondônia que o elegeu e aos seus colegas parlamentares e, ainda,  criando ataques eivados de inverdades contra membros do governo estadual e autoridades em geral. Obviamente que o vídeo viralizou nas redes sociais, com centenas de comentários esculhambando com o parlamentar, porque muita gente, sem o hábito de checar as informações, as considerou verdadeiras, apesar da grosseira e mal-feita montagem. Nessa semana, Crispin percorreu a mídia, esclarecendo o assunto e avisando que já denunciou o caso às autoridades competentes, para as devidas investigações, para a descoberta dos autores do ataque gratuito e, mais que isso, com as devidas punições. Personagem de destaque no cenário da nossa política, Crispin é hoje um nome nacional, por presidir uma entidades que representa as Comissões de Constituição e Justiça das Assembleias Legislativas.

 

ASSEMBLEIA ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA MAIS 248 VAGAS DE SERVIDORES EFETIVOS PARA O NOSSO PARLAMENTO

Mais concursados, mais rondonienses como servidores efetivos da Assembleia Legislativa. A decisão dos deputados estaduais, sob o comando do presidente Marcelo Cruz, com projeto da própria Mesa Diretora da Casa, autoriza a criação de 248 cargos, a serem ocupados via concurso público. Desde a legislatura passada, quando o então presidente Alex Redano fez o primeiro concurso em décadas, a visão de contratação de pessoal tem mudado na Parlamento. Na atual gestão, o presidente Marcelo Cruz já chamou os aprovados e , agora, dá outro passo importante, fazendo o chamamento para outro certame, com as 248 vagas a serem preenchidas. A votação do projeto ocorreu na semana passada, durante a sessão itinerante da Assembleia em Ji-Paraná, na Rondônia Rural Show. Do total dos cargos, 194 serão para assistentes, 52 para analistas e dois para consultores legislativos. O presidente Marcelo Cruz destacou que a aprovação do projeto encurta o caminho para a realização de um novo concurso. “Vamos realizar o concurso o mais rapidamente possível. Ele vai aperfeiçoar o desempenho das atividades administrativas e políticas da Assembleia Legislativa”, ressaltou. A medida faz parte das mudanças que estão sendo implantadas no Parlamento, inclusive com a criação de um grupo de trabalho que estuda a reestruturação de todo o quadro permanente de servidores.

 

PACELE COMEMORA AVANÇOS NA CAPITAL E DISTRITOS E DESTACA PRAÇA REVITALIZADA NO DISTRITO DE NOVA CALIFÓRNIA

Andar pela cidade e os distritos, ouvindo os anseios e necessidades da população. É este o trabalho contínuo do vereador Márcio Pacele, que além de seu trabalho diuturno de parceria com a comunidade, como seu representante na Câmara Municipal de Porto Velho, ainda acumula a função de presidir a Casa. Pacele tem dado conta das missões, redobrando esforços para cumpri-las sempre com os melhores resultados. A atuação como Presidente tem sido muito elogiada, pela modernização que conseguiu trazer para a Câmara, pelas melhorias e objetivos alcançados. De outro lado, há uma série de missões a cumprir e avanços a comemorar, como resultado do seu trabalho, em vários bairros da zona urbana, mas, da mesma forma, com atuação destacada nos distritos. Na semana passada, por exemplo, Márcio Pacele acompanhou a entrega de uma nova praça em Nova Califórnia, uma das melhorias pelas quais ele também batalhou bastante. “A revitalização dessa praça representa uma demonstração clara do empenho em promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida na região da Ponta do Abunã. Agora, os moradores poderão desfrutar de um ambiente agradável e propício para atividades recreativas, fortalecendo o bem-estar de todos. A Praça do distrito de Nova Califórnia representa um marco importante na história do distrito, é mais um passo rumo ao desenvolvimento socioeconômico”, destacou.

 

PERGUNTINHA

Qual punição que, na sua opinião, deveria ser dada a funcionários públicos da cidade gaúcha de Eldorado do Sul, flagrados desviando donativos para as vítimas da maior tragédia que o Rio Grande do Sul já enfrentou em toda a sua História? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dono de hospital diz em nota que informações do secretário de saúde do estado são falsas. "é fake news"!

Dono de hospital diz em nota que informações do secretário de saúde do estado são falsas. "é fake news"!

- “ Boa noite, secretário! Aqui é o jornalista Sérgio Pires. Quero confirmar com o senhor informação de que o Governo estaria negociando a compra do

Uma sociedade que aceita matar bebês no útero da mãe e que quer punir mulheres estupradas, está na UTI da moralidade

Uma sociedade que aceita matar bebês no útero da mãe e que quer punir mulheres estupradas, está na UTI da moralidade

Estamos na UTI e caminhando para o abismo profundo, como sociedade. O que está acontecendo com nosso país, onde a vida humana não tem nenhum valor e

Governo pode comprar um hospital em Porto Velho só para ortopedia e traumatologia

Governo pode comprar um hospital em Porto Velho só para ortopedia e traumatologia

Obviamente o assunto está sendo tratado com muito sigilo. Não há muitas informações ainda, exatamente por isso. O que está acontecendo é que o Gover

MP do fim do mundo: governo recua para não ter nova derrota fragorosa, mas sanha arrecadadora continua

MP do fim do mundo: governo recua para não ter nova derrota fragorosa, mas sanha arrecadadora continua

É isso que dá colocar amadores para controlar a economia de um país grandioso e potencialmente rico como o Brasil! Fernando Haddad não tem um projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)