Sexta-feira, 20 de janeiro de 2023 - 11h48

Medidas preventivas de inspeção e reforço na segurança das instalações, inclusive de monitoramento eletrônico foram algumas das pautas debatidas durante reunião entre a Secretaria de Estado de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec) e representantes de concessionárias de energia de Rondônia, com o propósito de reforçar as medidas que visam coibir ataques nas torres de transmissão de energia. A reunião aconteceu na quarta-feira, 18, no Palácio Rio Madeira.
A encontro vai ao encontro da orientação do Ministério de Minas e Energia (MME) para coibir novos ataques às torres de transmissão de energia que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Nesse sentido, o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, reuniu-se com representantes da concessionária de energia e reforçou que ações preventivas serão reforçadas.
Em Rondônia, três linhas foram alvos de ataques, sendo elas: uma no município de Cujubim, no dia 8/01; uma em Rolim de Moura, 9/01; e, mais recentemente, uma em Vilhena, 14/01. No Brasil, 12 torres já foram danificadas. Diante disso, o MME enviou ofício para as principais transmissoras do país, dentre elas, Rondônia, para que realizem medidas preventivas de inspeção e de reforço na segurança das instalações, inclusive de monitoramento eletrônico.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o Executivo Estadual em apoio à Polícia Federal está investindo esforços para prevenir e investigar os responsáveis pelos ataques no Estado. “Prontamente determinei ao secretário de Segurança que, juntamente com as demais forças de segurança do nosso Estado, atuem para coibir novas ações dessa natureza. É importante que sempre seja preservada a ordem pública com ações que possam coibir ameaças à convivência pacífica em sociedade”, disse o governador.

Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia participou, na quarta-feira (20), da 11ª fase da Operação “Mute”, que contou com ações simultâneas em unidades prisionais de t

A fronteira de Rondônia é uma das regiões mais desafiadoras da Amazônia brasileira, com uma extensa faixa de 1.342 quilômetros com a Bolívia, compreen

Atuação da Atividade Delegada evita possível tragédia em escola de Porto Velho
A atuação rápida dos policiais militares que integram a Atividade Delegada da Prefeitura de Porto Velho evitou uma possível tragédia dentro da escol

Governo do Brasil amplia penas para diversos crimes previstos no Código Penal
O Governo do Brasil tornou mais amplas as penas para quem praticar uma série de delitos como furto, roubo, estelionato, receptação, entre outros. A
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)