Segunda-feira, 17 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Segurança é reforçada pelo governo de RO no Carnaval com tecnologia de reconhecimento facial


A ação visa prevenir crimes e identificar pessoas que possam representar um risco à ordem pública - Gente de Opinião
A ação visa prevenir crimes e identificar pessoas que possam representar um risco à ordem pública

Em continuidade às ações de segurança e prevenção durante o Carnaval, o governo de Rondônia dá início, nesta sexta-feira (28), à implementação da tecnologia de reconhecimento facial. A Polícia Penal disponibilizou uma “blacklist” contendo dados de indivíduos procurados pela justiça, com o objetivo de identificar foragidos, pessoas com pendências judiciais e evadidos, durante os eventos.

As ações são realizadas em parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com a execução da Gerência de Informações Penais (Gipen) e da Gerência de Tecnologia da Informação (Geinfo). Juntas, as equipes utilizam um sistema de monitoramento em tempo real, com tecnologia de ponta, para identificar possíveis ameaças e garantir um ambiente seguro para todos os cidadãos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de investir em tecnologias inovadoras para a segurança pública. “A proteção dos cidadãos é fundamental, e a implementação do reconhecimento facial é uma das várias ações que o governo está tomando para garantir um Carnaval seguro para todos.”

MONITORAMENTO E SEGURANÇA

O sistema vai monitorar as movimentações no circuito dos blocos de Carnaval - Gente de Opinião
O sistema vai monitorar as movimentações no circuito dos blocos de Carnaval

As ações seguem um planejamento estratégico específico para o período carnavalesco. A base de dados, que inclui informações pessoais, fotos, mandados de prisão em aberto e outros dados pertinentes, é alimentada pelo sistema prisional, e serve como referência para as forças de segurança pública. O sistema de reconhecimento facial, aliado às câmeras de vigilância instaladas ao longo de todo o circuito dos blocos carnavalescos, permitirá às autoridades detectar possíveis riscos à segurança pública em tempo real.

A tecnologia de reconhecimento facial foi implementada no ano passado e soma-se a outras iniciativas de monitoramento e segurança já em prática, criando uma abordagem integrada para o enfrentamento da criminalidade e proteção dos cidadãos.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, enfatizou a função da secretaria nas ações de segurança. “A identificação, em tempo real, de possíveis infratores e foragidos fortalece nossa capacidade de prevenção e resposta rápida. Estamos utilizando ferramentas modernas para proteger a sociedade e garantir segurança durante as celebrações.”

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Investimentos do governo de RO em tecnologia forense fortalece solução de crimes com precisão científica

Investimentos do governo de RO em tecnologia forense fortalece solução de crimes com precisão científica

O governo de Rondônia tem modernizado a segurança pública, com investimentos expressivos na ciência forense. A ampliação da base de dados genéticos

Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

A deputada federal Cristiane Lopes garantiu mais segurança para os distritos de Porto Velho com a entrega oficial de totens de videomonitoramento e

Investimentos e ações estratégicas reduzem criminalidade em Rondônia

Investimentos e ações estratégicas reduzem criminalidade em Rondônia

O governador de Rondônia Marcos Rocha, que tem investido de maneira substancial e estratégica na segurança pública do estado destacou os resultados

Com atuação do MPF, Estado de Rondônia adéqua plano de segurança pública às diretrizes nacionais

Com atuação do MPF, Estado de Rondônia adéqua plano de segurança pública às diretrizes nacionais

O Ministério Público Federal (MPF) acompanha, há mais de um ano, se o Estado de Rondônia formulou seu plano estadual de segurança pública de acordo

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de março de 2025 | Porto Velho (RO)