Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Segurança

Rondônia - Secretaria de Segurança Pública realiza treinamento com policiais em espaço aéreo


Treinamento do Núcleo de Operações Aéreas é concluído neste domingo. - Gente de Opinião
Treinamento do Núcleo de Operações Aéreas é concluído neste domingo.

O Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec) concluiu, no último domingo (02), uma série de treinamentos com mais de 30 policiais civis e militares. O conhecimento também foi oferecido aos policiais rodoviários federais, policiais penais e alunos do curso de Força Tática da Polícia Militar.

Os policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/Polícia Civil) realizaram exercícios conjuntos com o NOA nos dias 29 e 30 de janeiro. Os policiais militares do I Curso de Força Tática nos dias 01 e 02 de fevereiro.

O treinamento teve como objetivo capacitar os policiais para atuarem em parceria com o Núcleo de Operações Aéreas em situações reais. Composto por uma série de atividades, destacaram-se no treinamento as ações de embarque e desembarque, com arma curta e longa, noções básicas de operação policial com suporte aéreo, além de exercícios em água. Esteve à frente do treinamento o chefe do NOA, delegado de polícia Evanilso Calixto Ferreira.

O secretário da Sesdec, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, esteve presente no dia 30, dando as boas-vindas aos policiais e reafirmando o compromisso da Secretaria de adotar medidas necessárias à segurança das operações policiais.

 

“Hoje voltamos a ensinar o policial a usar a arma na posição que usávamos na década de 90, o método dá mais agilidade e praticidade na hora de disparar a arma, caso haja necessidade. Além disso, existe a postura correta em segurá-la, principalmente quando o policial está em operação aérea,” afirmou Pachá.

Policiais Civis da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil – CORE sendo treinados. - Gente de Opinião
Policiais Civis da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil – CORE sendo treinados.

O major PM Carlos Gomes, coordenador do I Curso de Força Tática, destacou a importância das atividades conjuntas em matéria de segurança pública. “A realização de constante treinamento faz parte da necessidade de manter um nível aceitável de segurança nas operações aéreas. Treinamento é investimento e traz benefício às unidades especializadas na prestação de um serviço eficaz e seguro,” pontuou.

O delegado de polícia Roberto Sanches Filho, responsável pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, viu na iniciativa a oportunidade de capacitação com padronização de procedimentos e técnicas de operação policial com emprego de aeronave de asas rotativas.

O chefe do Núcleo de Operações Aéreas agradeceu o empenho de todos, o apoio incondicional da Sesdec e ressaltou a necessidade de se manter um programa de treinamento para que, em cada voo, em cada operação, sejam sempre obedecidos os parâmetros de segurança, e que os policiais empregados possam sempre voltar para casa ao final da missão.

Mais Sobre Segurança

Senador Marcos Rogério viabiliza recursos para reforçar segurança nas fronteiras

Senador Marcos Rogério viabiliza recursos para reforçar segurança nas fronteiras

Rondônia possui uma ampla fronteira com outros estados, além de fazer divisa com a Bolívia. Só com o país vizinho são mais de 1.300 km de fronteira.

Porto Velho: furtos e roubos a residências diminuem 34%, mas PM recomenda todo cuidado na viagem de férias

Porto Velho: furtos e roubos a residências diminuem 34%, mas PM recomenda todo cuidado na viagem de férias

Começou na segunda-feira (6) a migração da operação Final de Ano, da Polícia Militar, da área comercial para o policiamento preventivo residencial.No

Polícia Militar de Rondônia monta estratégia para desencadear a Operação Fim de Ano Seguro, com reforço do efetivo

Polícia Militar de Rondônia monta estratégia para desencadear a Operação Fim de Ano Seguro, com reforço do efetivo

Com o objetivo de reforçar a presença do policiamento ostensivo no período em que ocorrem as duas das mais tradicionais festas do calendário brasileir

Fecomércio apoia Seminário Contra Incêndio e Emergências realizado pelo corpo de bombeiros

Fecomércio apoia Seminário Contra Incêndio e Emergências realizado pelo corpo de bombeiros

O I Seminário de Segurança Contra Incêndio e Emergências é um evento que será realizado pela Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bo