Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Segurança

Mapa de calor do trânsito apresenta locais com maiores índices de acidentes em Porto Velho


Maioria dos acidentes acontece durante o dia e na região central de Porto Velho - Gente de Opinião
Maioria dos acidentes acontece durante o dia e na região central de Porto Velho


Rafael Nascimento, 30, estava conduzindo sua motocicleta, levando a esposa para o trabalho, quando foi atingido por uma caminhonete no cruzamento da rua Alexandre Guimarães com a rua João Pedro da Rocha, no Bairro Nova Porto Velho, que se destaca no mapa de calor, como localidade com grande número de acidentes.  O rapaz fraturou a tíbia em quatro partes e aguarda como paciente do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, para realização da cirurgia.

 

“Parei no cruzamento, entrou uma caminhonete na minha frente que tampou minha visão, afastei um pouco para ver, e uma mulher veio e me acertou”, lembra Rafael.

Casal mostra os ferimentos do acidente - Gente de Opinião
Casal mostra os ferimentos do acidente


Com análise dos dados informados por meio da Plataforma Mobile, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) consegue identificar, por exemplo, que os acidentes em Porto Velho acontecem em maioria dos casos durante o dia, principalmente na região central da capital. Segundo avaliado pela seção operacional, muitas pessoas consideram a falta de sinalização como uma das principais causas de acidente, mas os dados coletados não confirmam esse viés.

Com os registros no mapa de calor do Mobile, a área central, por exemplo, conta com toda a sinalização necessária: semáforos, placa de “pare”, faixas de pedestre, e o que se observa é que geralmente, em horários de pico de trânsito, muitas pessoas conduzem seus veículos com pressa e desatenção, o que resulta nos acidentes.

Segundo o cabo PM Maurício Alves, as estatísticas nacionais apontam que 90% dos acidentes são causados pelo próprio condutor. Junto ao poder público, a sociedade precisa se empenhar em obedecer as regras de trânsito e respeitar o direito à vida.

 

“Pelas quantidades de autos de infração que fazemos, a imprudência e desrespeito à legislação é muito grande. Tentamos combater, fiscalizando, com educação e com a presença militar”, afirma Alves.

 

Viaturas são destinadas diariamente a locais específicos, conforme programação, considerando os maiores índices de acidentes. Em horários de grande fluxo de veículos, a presença da Polícia de Trânsito instiga a maior vigilância do condutor, que evita ultrapassar um sinal vermelho ou mexer no celular enquanto dirige.

Avaliando o mapa de calor, por exemplo, a Duque de Caxias, via que foi alterada e segue devidamente sinalizada, ainda registra muitos acidentes. Quanto à sinalização, a prefeitura do município realiza as vistorias nos locais identificados pela BPTran com diversos acidentes no mesmo ponto.

Acidente de trânsito na Calama com Salgado Filho, via é sinalizada com semáforo, placas e faixas de pedestres - Gente de Opinião
Acidente de trânsito na Calama com Salgado Filho, via é sinalizada com semáforo, placas e faixas de pedestres


Segundo balanço realizado pelo Batalhão de Trânsito, os cruzamentos com maiores índices de acidentes estão localizados na Duque de Caxias com Campos Sales e Duque de Caxias com Rogério Weber; Sete de Setembro com Buenos Aires; Abunã com Elias Gorayeb; Rio de Janeiro com Rio Madeira; dentre outros. Sendo as seis principais vias com elevados índices: Calama, Mamoré, Amazonas, Sete de Setembro, Jatuarana e Campos Sales.

“Baseando em nossos dados, 70% dos acidentes atendidos tem envolvimento com motociclistas, verifica-se que pela facilidade de aquisição do veículo e necessidade de locomoção, aumentou o índice de acidentes, pois muitos conduzem as motocicletas sem habilitação. Você tem que saber a legislação de trânsito, mas as pessoas por diversas questões, não se preocupam com a habilitação e isso contribuiu muito com os acidentes”, observou Maurício.

O batalhão lançou na última semana, um perfil nas mídias sociais, para aproximação com a sociedade e objetivo de conscientizar com dados dos atendimentos da Polícia de Trânsito. “A ideia é implementar um monitor online de acidentes de trânsito, para chocar o cidadão para que se atente a esses locais. Futuramente desenvolver aplicativos, informando em tempo real onde estão ocorrendo acidentes de trânsito, para maior fluidez do trânsito na capital”, acrescentou Christiano Gomes, comandante da 1ª Companhia de Trânsito do BPTran.

Mais Sobre Segurança

Deputado Anderson quer informações quanto a mudança do posto da PM de Jaci-Paraná e desativação do 10° DP

Deputado Anderson quer informações quanto a mudança do posto da PM de Jaci-Paraná e desativação do 10° DP

Atendendo à solicitação de moradores do distrito de Jaci-Paraná e região, o deputado estadual Anderson Pereira (Pros), solicitou do Governo do Estad

Polícia Civil de Rondônia alerta sobre golpes de estelionato aplicados em sites de compras e redes sociais

Polícia Civil de Rondônia alerta sobre golpes de estelionato aplicados em sites de compras e redes sociais

A tecnologia trouxe muitas facilidades à vida das pessoas, até negócios e vendas estão sendo fechados através da internet. Mas por trás de toda es

Falhas no sistema de monitoramento dos apenados são discutidas na Comissão de Segurança

Falhas no sistema de monitoramento dos apenados são discutidas na Comissão de Segurança

A Comissão de Segurança Pública se reuniu na manhã desta terça-feira (03), no Plenarinho 1, sob a presidência do deputado Aélcio da TV (PP), com as

Follador pede que governo chame Os 403 policiais militares formados

Follador pede que governo chame Os 403 policiais militares formados

O deputado Adelino Follador (DEM) disse nesta manhã de terça-feira (27), em Porto Velho, que está totalmente solidário e envolvido com a situação do