Segunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Governo federal autoriza envio da Força Nacional a Rondônia

Agentes vão ajudar a conter ataques criminosos no estado


Governo federal autoriza envio da Força Nacional a Rondônia - Gente de Opinião

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai enviar a Rondônia um efetivo da Força Nacional. Os agentes da tropa federativa chegarão ao estado nos próximos dias, com a missão de auxiliar os órgãos de segurança pública estaduais a conter os ataques criminosos registrados nos últimos dias, na capital, Porto Velho, e em ao menos mais uma cidade, Mirante da Serra.

O emprego da Força Nacional por 90 dias foi autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski, a pedido do governo estadual. Os agentes atuarão nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e garantia da segurança das pessoas e patrimonial. Por motivos estratégicos, o ministério não divulga o número de agentes mobilizados.

Ataques orquestrados a ônibus vêm alarmando a população de Porto Velho. A cidade amanheceu sem transporte público nesta terça-feira (14). Temendo pela integridade de motoristas, cobradores e dos usuários, rodoviários decidiram recolher os ônibus logo nas primeiras horas da manhã. Pouco depois, o prefeito da capital rondoniense, Léo Moraes, pediu ao governo estadual que reforce a segurança pública na cidade a fim de garantir a ordem e o funcionamento do transporte público.

No ofício que enviou hoje ao governador Marcos Rocha e ao secretário estadual da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, o prefeito atribui a “recente onda de ataques” a facções criminosas. Ao menos três ônibus foram incendiados em Porto Velho, além de um ônibus e um caminhão em Mirante da Serra, município a cerca de 390 quilômetros da capital.

De acordo com autoridades locais, os ataques e as ameaças a trabalhadores são uma reação à Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, cuja primeira fase foi deflagrada no fim de 2024. Concentrada em conjuntos habitacionais que, segundo a Polícia Militar (PM), são dominados por organizações criminosas, a operação já resultou na retomada de cerca de 70 apartamentos invadidos por bandidos que expulsaram os moradores, bem como na apreensão de drogas e armas.

“A facção [criminosa] obtém lucro não apenas com a venda de drogas, mas também com roubos e com venda e aluguéis desses imóveis”, afirma o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Ewerson Pontes, em nota divulgada pela PM.

Na noite do último domingo (12), poucos dias após a PM deflagrar a primeira fase da operação, criminosos mataram a tiros o cabo Fábio Martins, do Batalhão de Polícia Ambiental. Já no dia seguinte, a corporação deflagrou a segunda fase da Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, desta vez no conjunto habitacional Orgulho do Madeira. A própria PM reconheceu, em nota, que mobilizou mais de 200 policiais em uma “resposta enérgica do Estado ao crime que vitimou o cabo Fábio Martins”.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO garante reforço na segurança da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO garante reforço na segurança da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

A 12ª edição da maior feira de agronegócios da Região Norte, a Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá entre os dias 26 e 31 de maio, no C

Lei que regulamenta Guarda Municipal é sancionada em Porto Velho

Lei que regulamenta Guarda Municipal é sancionada em Porto Velho

A Guarda Municipal de Porto Velho já é realidade. Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13), a lei complementar Nº 1.012, que oficializa

Rondônia se mobiliza na Operação Caminhos Seguros 2025 para proteger crianças e adolescentes da violência

Rondônia se mobiliza na Operação Caminhos Seguros 2025 para proteger crianças e adolescentes da violência

Com o intuito de combater a violência contra crianças e adolescentes, o governo de Rondônia realiza a “Operação Caminhos Seguros 2025”, entre os dia

Governo realiza operação integrada para combater organizações criminosas em Rondônia e estados vizinhos

Governo realiza operação integrada para combater organizações criminosas em Rondônia e estados vizinhos

Para fortalecer o combate ao crime organizado, a Polícia Civil do Estado (PCRO) deflagrou nesta terça-feira (29), a operação “Flash Point – Renorcri

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)