Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Governo de Rondônia e Polícia Federal firmam acordo de cooperação técnica para combater a corrupção


O acordo de cooperação técnica tem o objetivo de ampliar a articulação, a integração e o intercâmbio de informações - Gente de Opinião
O acordo de cooperação técnica tem o objetivo de ampliar a articulação, a integração e o intercâmbio de informações

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), e a Polícia Federal firmaram, na sexta-feira (25), em Rondônia, um  Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de ampliar a articulação, a integração e o intercâmbio de informações, por meio do compartilhamento de referências e bancos de dados, visando prevenir e coibir condutas ilegais nas esferas estadual e federal.

As parcerias entre a PF e o Governo de Rondônia tem como objetivo principal a melhoria no atendimento do cidadão e o aprimoramento das ações de combate à corrupção.

O evento de assinatura do ACT foi realizado na sede da Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho e contou com a presença do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, do controlador Geral do Estado, Francisco Netto e do superintendente Regional da Polícia Federal, Caio Rodrigo Pellim.

Este acordo segue as ações de combate à corrupção que o governo do Estado tem se empenhado desde o início do governo coronel Marcos Rocha.  “Para combater este crime se faz necessária uma atuação enérgica, especializada, com participação de organismos federais e estaduais”, evidenciou o governador.

O acordo visa, ainda, reforçar as investigações de combate à corrupção realizadas pela PF e os procedimentos administrativos de controle e apuração de responsabilidade conduzidos pela Controladoria Geral do Estado.

Este é o terceiro ACT firmado entre a Polícia Federal e o Governo do Estado de Rondônia nos últimos 12  meses, uma vez que já foram firmadas parcerias para intercâmbio de informações e bancos de dados entre a PF e a Polícia Civil; bem como para a integração dos serviços da PF (emissão de passaporte, registro de estrangeiros, certidão de antecedentes, controle de segurança privada, registro de armas e produtos químicos) no posto do Tudo Aqui do Governo, no Porto Velho Shopping, com previsão de instalação dos serviços federais ainda em 2019.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo realiza operação integrada para combater organizações criminosas em Rondônia e estados vizinhos

Governo realiza operação integrada para combater organizações criminosas em Rondônia e estados vizinhos

Para fortalecer o combate ao crime organizado, a Polícia Civil do Estado (PCRO) deflagrou nesta terça-feira (29), a operação “Flash Point – Renorcri

Prefeitura de Porto Velho envia para a Câmara de Vereadores projeto de lei para aprovação

Prefeitura de Porto Velho envia para a Câmara de Vereadores projeto de lei para aprovação

A Guarda Municipal é uma instituição presente em várias cidades brasileiras, e sua principal atribuição é proteger os cidadãos de forma preventiva. A

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Militar de Rondônia celebrou a formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024-II, em Cacoal, onde

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem reforçado ações implementadas de forma efetivas em áreas prioritárias, como saúde e segurança pública, d

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)