Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Acordo de Cooperação Técnica é assinado para criação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado


O termo consiste na cooperação técnica e operacional entre Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Polícia Penal  - Gente de Opinião
O termo consiste na cooperação técnica e operacional entre Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Polícia Penal

Dando seguimento ao combate à criminalidade no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, assinou na quinta-feira (10), junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal, o Acordo de Cooperação Técnica criando as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado.

O termo consiste na cooperação técnica e operacional entre Polícia Federal – PF, Polícia Militar – PMRO, Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO, Polícia Civil – PCRO, Polícia Técnico-Científica – Politec e Polícia Penal, para fomentar o combate às organizações e associações criminosas, tráficos de drogas e armas, delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores,  lavagem e ocultação de bens e demais crimes.

Entre as medidas, estão previstas ações entre órgãos como o planejamento; coordenação e execução de ações policiais; ações de prevenção ao crime e possíveis ameaças à ordem e Segurança Pública; execução de eventos de capacitação técnica (âmbito regional ou nacional); acesso às bases corporativas de dados; compartilhamento de informações e ferramentas; intercâmbio de conhecimento e troca de experiências profissionais e técnicas; estabelecimento e aplicação de rotinas, além de procedimentos padronizados de atuação.

O governador do Estado, Marcos Rocha afirmou que,  o Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos é um avanço para a Segurança Pública em Rondônia. “Buscamos medidas para dar mais segurança à população e as ações vão desde os treinamentos, investimentos em armamentos, ações conjuntas entre as forças de segurança do Estado, totens instalados em pontos estratégicos, que inclusive, a Sejus já tem acesso aos dados mediante o Centro Integrado de Operações – Ciop. Agora com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal, além das medidas serem mais fortalecidas, teremos novas ações estratégicas e operacionais, o que representa um avanço para nossa segurança pública”, concluiu.

O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que, apesar de cada órgão ter sua especificidade e seu âmbito de atuação, o Acordo torna o sistema de Segurança Pública de Rondônia ainda mais completo e preparado para o combate à violência e criminalidade”, finalizou.

Representando os órgão envolvidos, assinaram o termo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a superintendente Regional da Polícia Federal em Rondônia, Larissa Magalhães Nascimento e o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia é destaque nacional no combate ao feminicídio

Governo de Rondônia é destaque nacional no combate ao feminicídio

Rondônia alcançou uma das maiores conquistas na área da segurança pública em 2024: a redução de 26,32% nos casos de feminicídio, posicionando o esta

Rondônia presente no 8º Congresso de Mulheres policiais militares

Rondônia presente no 8º Congresso de Mulheres policiais militares

O 8º Congresso Brasileiro de Mulheres na Polícia (CBMP) acontece nos dias 29 e 30 de Maio de 2025, no bioparque Pantanal, em Campo Grande, Mato Gros

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

Com uma visão estratégica e compromisso com a segurança da população do campo, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, deu um passo decisivo para fo

Governo de RO garante reforço na segurança da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO garante reforço na segurança da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

A 12ª edição da maior feira de agronegócios da Região Norte, a Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá entre os dias 26 e 31 de maio, no C

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)