Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Zona Sul: o 1º pólo a ser atendido pelo Mutirão Cartão Sus



 A zona sul da cidade será a primeira área atendida no mutirão do cartão SUS que começa amanhã na Unidade de Saúde Caladinho, o atendimento inicia às 8h e vai até às 15h. Serão sete horas de atividade da equipe composta por 14 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que irão realizar o cadastramento da população.

O cartão SUS é item obrigatório para a realização de exames e a partir do mês de outubro será indispensável para consultas em hospitais e postos de saúde da rede estadual e municipal de todo o país é o que estabelece a Portaria n° 380, de 12 de agosto de 2010.

Hoje apenas 66 % da população portovelhense possui o cartão SUS. O mutirão ocorrerá todos os sábados do mês de fevereiro em uma das Unidades de Saúde ou Policlínica de cada zona. O objetivo é cadastrar 60.000 pessoas e facilitar o atendimento da população durante consultas e realização de exames.

Em exames de média complexidade é exigido na rede pública do paciente, o cartão SUS, que funciona como um passaporte para atendimentos, consulta em toda rede médica do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para facilitar o acesso da população ao cartão SUS, a Semusa vai realizar o mutirão e assegurar o direito constitucional do cidadão portovelhense a saúde”, explica a diretora do Departamento de Auditoria e Controle (DAC) Caris Regina Valença.

Com posse do cartão SUS o atendimento nas Unidades, Policlínicas, hospitais é mais rápido e quando necessário atendimento fora do domicílio o paciente é transferido sem transtornos.

A aquisição do cartão SUS é gratuita e basta apresentar a cópia do RG, CPF e comprovante de residência que a pessoa já sai cadastrada e pode ter atendimento em toda rede de saúde. Mas, caso não tenha o RG, o cartão pode ser feito com a Carteira de Motorista (CNH), Certidão de Nascimento ou Casamento.

O mutirão começa amanhã a partir das 8h na Unidade de Saúde Caladinho, localizada na rua Tancredo Neves, 4752, bairro Caladinho e prossegue nas demais zonas da cidade de acordo com o calendário abaixo.

05/02 Unidade de Saúde Caladinho Zona Sul
12/02 Unidade de Saúde Ernandes Índio Zona Leste
19/02 Policlínica Ana Adelaide Zona Norte
26/02 Unidade de Saúde Osvaldo Piana Zona Oeste

Fonte: Renata Pimentel
 

Mais Sobre Saúde