Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Zerar filas: Projeto “Enxergar” já realizou sete mil cirurgias entre catarata e pterígios desde a implantação em 2019


A ação tem o intuito de zerar a fila de espera nessas especialidades e propor uma melhor qualidade de vida à população - Gente de Opinião
A ação tem o intuito de zerar a fila de espera nessas especialidades e propor uma melhor qualidade de vida à população

O projeto “Enxergar”, iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já realizou sete mil cirurgias entre catarata e pterígios (carne crescida) desde a implantação, em  2019. A ação tem o intuito de zerar a fila de espera no Estado nessas especialidades e propor uma melhor qualidade de vida à população que necessita dessas cirurgias. Na semana passada em Cacoal foram realizados mil procedimentos cirúrgicos. 

Em Jaru, o projeto já aconteceu, no entanto, será disponibilizado mais mil procedimentos que contemplarão os pacientes dos seguintes municípios: Buritis, Machadinho d’Oeste, Alvorada d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

Projeto ofertará mil cirurgias em Jaru

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, salienta que mais uma etapa do projeto “Enxergar” foi finalizada com sucesso em Cacoal. “Estamos totalizando sete mil cirurgias de catarata e pterígio. O governador Marcos Rocha pediu que fizéssemos este projeto para zerar a fila de espera. Fecharemos o ano de 2021 com dez mil cirurgias realizadas e, já no primeiro trimestre de 2022, terminamos em 13 mil cirurgias em Rondônia”, diz.

Máximo ainda reitera que a ação tem parceria múltiplas e opera em vários municípios do Estado. “Isso é o Governo de Rondônia levando saúde para nossa gente, especialmente, interiorizando, levando aos municípios as cirurgias para que não haja a necessidade de nossos pacientes se deslocarem de suas cidades até a capital”.

Quem necessita de consulta oftalmológica, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, solicitar a avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Jaru.

Em Jaru, esta etapa do projeto “Enxergar” conta com emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)