Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vigilância em Saúde realiza semana de atualização em alimentos


 
Técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e do Ministério da Saúde (MS) participam da Semana de Atualização em Alimentos, que teve abertura na manhã desta segunda-feira, 18, no auditório do Rondon Palace Hotel, na Capital, e segue até a próxima sexta-feira, 22, com a presença de representantes das áreas de Vigilância em Saúde dos municípios de Rondônia, do Laboratório Central, além de representantes de locais que manipulam alimentos como portos, aeroportos e fronteiras.

Durante a abertura do evento, a gerente da Gerência Técnica de Vigilância Sanitária, Mirlene Moraes, que coordena o evento, explicou que os objetivos da semana visam expor e discutir sobre os principais problemas e ocorrências que afetam os setores que lidam com alimentos e sua conservação, além da análise e discussão sobre a legislação sanitária fiscal e de controle do setor.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Milton Moreira, os temas a serem abordados na Semana de Atualização de Alimentos são de extrema importância e estão afetos ao atendimento de toda a população que utiliza e consome alimentos distribuídos em suas mais variadas formas. “Por isso, é importante reunir tanto os técnicos dos segmentos de Saúde, sanitários e locais que atuam com o fornecimento de alimentos que possam sofrer deterioração e provocar danos e doenças nas pessoas”, reflete, informando que é grande o número de casos notificados de doenças por transmissão hídrica e alimentar.

As doenças transmitidas por alimentos é um dos temas que serão discutidos durante a semana, onde os técnicos vão abordar sobre as principais incidências dos casos notificados. Para se ter uma idéia da importância do tema, no ano passado o Estado de Rondônia notificou 32.772 casos de doenças provenientes de diarréia aguda, sendo que a metade desses casos se deu na Capital, Porto Velho, além da notificação de casos de febre tifóide em Porto Velho e Vilhena, surtos alimentares que envolveram mais de 300 pessoas no ano passado e 13 neste ano. Em 2008, por exemplo, a Agevisa já conta com 17.893 casos notificados até o mês de junho.

Durante a Semana de Atualização em Alimentos serão também coletadas amostras e feitas suas análises em laboratório para facilitar a demonstração aos participantes.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)