Porto Velho (RO) quarta-feira, 13 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra o sarampo será intensificada nas Unidades Básicas de Saúde de Cacoal

O dia D da campanha de vacinação será 30 de novembro, mas durante o mês a vacinação será aplicada nas UBS em datas e horários específicos.


Vacinação contra o sarampo será intensificada nas Unidades Básicas de Saúde de Cacoal - Gente de Opinião

Com o objetivo de atender a meta de vacinar mais de 1.140 crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade contra o sarampo,  caxumba e a rubéola, a vacinação tríplice viral – que imuniza contra as doenças – a campanha de vacinação está sendo intensificada nas Unidades Básicas de Saúde até o final deste mês. Na área rural a campanha foi realizada de 9 de setembro a 9 de outubro.

Além de menores de 1 ano, também devem ser vacinados com a tríplice viral: Crianças, adolescentes e adultos a partir de 1 ano até 29 anos, com 1 dose,  adultos de 30 a 49 anos e profissionais de saúde, que devem tomar duas doses da vacina.

A secretária de Saúde, Célia Calado enfatizou a importância da vacina, já que a doença continua acometendo crianças e adultos em várias regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro na Bahia: “Em Rondônia não tivemos casos este ano, mas a doença está aí e as crianças principalmente devem ser imunizadas, para evitar possíveis surtos da doença, que é transmitida por vírus”, alertou.

Segundo informações da Agevisa, Rondônia está livre do vírus há 10 anos, apesar de ter havido a confirmação de quatro casos em 2018. As notificações aconteceram no estado, mas a doença foi contraída no estado do Amazonas.

Datas e locais

Durante a semana, de segunda sexta-feira,  a vacinação acontece nas UBS das 7h30 às 12h30, com exceção das Unidades Morada do Bosque e Maria Donaria de Lima, em Divinópolis, quando a vacinação é realizada quinzenalmente, conforme cronograma divulgado nos locais.

A intensificação da campanha também será feita com mutirões de vacinação aos sábados, nas seguintes datas e locais: Dias 9, 16 e 23 de novembro no Ambulatório Especializado, UBS Cristo Rei e Nova Esperança, das 7h30 às 14h, dia 30 de novembro (dia D da campanha) a vacinação será extensiva a todas as UBS, das 7h30 até as 17h.

Serviço

Para a vacinação é necessário apresentar documento pessoal, cartão de vacina e cartão do SUS. Se necessário outras vacinas podem ser aplicadas para atualização vacinal.

Mais Sobre Saúde

Barco Hospital leva assistência médica, odontológica e serviços às comunidades ribeirinhas

Barco Hospital leva assistência médica, odontológica e serviços às comunidades ribeirinhas

A Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo, o chamado Barco Hospital, que atende comunidades ribeirinhas, indígenas e população quilombolas do V

Sesau realiza mutirão de ressonância para atender cerca de 5 mil pessoas que aguardam na região Sul, do Café, Zona da Mata e Vale do Guaporé

Sesau realiza mutirão de ressonância para atender cerca de 5 mil pessoas que aguardam na região Sul, do Café, Zona da Mata e Vale do Guaporé

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai iniciar ainda neste mês de novembro mais um mutirão para exames de ressonância magnética sem sedação para a

Malária: tratamento terá novo medicamento no Brasil

Malária: tratamento terá novo medicamento no Brasil

“Pela primeira vez, em quase 70 anos, o Brasil alcança o registro, pela Anvisa, de novo medicamento para o tratamento contra a malária vívax”, foi

Prefeito de Porto Velho entrega equipamentos para Samu e Upas Sul e Leste

Prefeito de Porto Velho entrega equipamentos para Samu e Upas Sul e Leste

O prefeito Hildon Chaves entregou na manhã desta segunda-feira (4), equipamentos e mobiliários para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)