Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra o sarampo será intensificada nas Unidades Básicas de Saúde de Cacoal

O dia D da campanha de vacinação será 30 de novembro, mas durante o mês a vacinação será aplicada nas UBS em datas e horários específicos.


Vacinação contra o sarampo será intensificada nas Unidades Básicas de Saúde de Cacoal - Gente de Opinião

Com o objetivo de atender a meta de vacinar mais de 1.140 crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade contra o sarampo,  caxumba e a rubéola, a vacinação tríplice viral – que imuniza contra as doenças – a campanha de vacinação está sendo intensificada nas Unidades Básicas de Saúde até o final deste mês. Na área rural a campanha foi realizada de 9 de setembro a 9 de outubro.

Além de menores de 1 ano, também devem ser vacinados com a tríplice viral: Crianças, adolescentes e adultos a partir de 1 ano até 29 anos, com 1 dose,  adultos de 30 a 49 anos e profissionais de saúde, que devem tomar duas doses da vacina.

A secretária de Saúde, Célia Calado enfatizou a importância da vacina, já que a doença continua acometendo crianças e adultos em várias regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro na Bahia: “Em Rondônia não tivemos casos este ano, mas a doença está aí e as crianças principalmente devem ser imunizadas, para evitar possíveis surtos da doença, que é transmitida por vírus”, alertou.

Segundo informações da Agevisa, Rondônia está livre do vírus há 10 anos, apesar de ter havido a confirmação de quatro casos em 2018. As notificações aconteceram no estado, mas a doença foi contraída no estado do Amazonas.

Datas e locais

Durante a semana, de segunda sexta-feira,  a vacinação acontece nas UBS das 7h30 às 12h30, com exceção das Unidades Morada do Bosque e Maria Donaria de Lima, em Divinópolis, quando a vacinação é realizada quinzenalmente, conforme cronograma divulgado nos locais.

A intensificação da campanha também será feita com mutirões de vacinação aos sábados, nas seguintes datas e locais: Dias 9, 16 e 23 de novembro no Ambulatório Especializado, UBS Cristo Rei e Nova Esperança, das 7h30 às 14h, dia 30 de novembro (dia D da campanha) a vacinação será extensiva a todas as UBS, das 7h30 até as 17h.

Serviço

Para a vacinação é necessário apresentar documento pessoal, cartão de vacina e cartão do SUS. Se necessário outras vacinas podem ser aplicadas para atualização vacinal.

Mais Sobre Saúde

Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia

Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia

O Hospital de Amor Amazônia inaugura nesta quinta (20), às 10 horas, em Porto Velho (RO), o seu segundo acelerador de partículas linear, equipamento d

UHE Jirau entrega postos de saúde, veículos e melhorias sanitárias para SESAI atender à terra indígena kaxarari

UHE Jirau entrega postos de saúde, veículos e melhorias sanitárias para SESAI atender à terra indígena kaxarari

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau entregou para o Polo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), localizado no distrito de Extrema, três post

Municípios de Rondônia recebem pulverização para combater mosquito transmissor da dengue

Municípios de Rondônia recebem pulverização para combater mosquito transmissor da dengue

Com o período chuvoso o número de casos de dengue em Rondônia aumenta, e a preocupação da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) é redobrad

Cientistas britânicos começam a testar vacina contra o coronavírus  em ratos

Cientistas britânicos começam a testar vacina contra o coronavírus em ratos

Uma equipe de pesquisadores britânicos anunciou hoje (11) que está testando em ratos uma vacina contra o novo coronavírus e espera concluir a experi