Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra gripe quer imunizar 37 mil em P.Velho



A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza em Porto Velho tem neste sábado, dia 30, o seu “dia D”. Numa força tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as doses estarão disponíveis em 67 endereços diferentes em toda a cidade. Além das 27 unidades de saúde do município, onde a vacina vem sendo disponibilizada desde o dia 25, também foram instalados postos fixos em escolas, igrejas, supermercados e associações.

Preocupada em imunizar o grupo considerado de maior risco de contaminação por vulnerabilidade ao vírus H1N1 da gripe, a Semusa oferece de forma gratuita as vacinas para crianças de seis meses a dois anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. A todo, estão disponíveis 46 mil doses, fornecidas pelo Ministério da Saúde. A Meta em Porto Velho, segundo o secretário municipal adjunto da saúde, Luis Eduardo Maiorquin, é atingir cerca de 80% desse público-alvo, ou seja, 37 mil pessoas.

Na sexta feira, dia 29, Maiorquin participou da solenidade de abertura oficial da Campanha de Vacinação, no Centro de Convivência dos Idosos Recanto do Vovô e da Vovó, na rua Guaporé. Dezenas de pessoas compareceram ao local para aplicar a imunização, que é feita no braço, e não dói. A coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, enfermeira Luzanira da Costa, acompanhou a ação, prestando orientações aos idosos. “Após a aplicação, não se deve massagear o local, e quem recebeu a vacina no ano passado, deve voltar para aplicar de novo”, lembrou.

Foi o caso da aposentada Joana Rodrigues, 73 anos, que compareceu à vacinação pela terceira vez. “No ano passado eu estava em São Paulo quando apliquei”, contou. Justino Rodrigues, de 87 anos, também foi se vacinar. “Todo ano eu vou, não importa onde eu estiver, é muito importante”, disse. A campanha de vacinação segue até o dia 13 de maio. Após o dia D desde sábado, as doses estarão disponíveis apenas nas 27 unidades de saúde do município.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)