Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra gripe H1N1 é realizada hoje na OAB/RO


 
A Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), braço assistencial da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), promove hoje, quinta-feira (23), vacinação contra a gripe H1N1 para os profissionais regularmente inscritos e adimplentes com a anuidade 2016. A imunização será na sede da OAB/RO, localizada na rua Paulo Leal, 1300, bairro Nossa Senhora das Graças, nos horários de 8h às 11h30 e 14h às 17h30. A iniciativa tem o apoio da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad).
 
Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina disponibilizada pela Ordem é tetravalente e imuniza contra quatro tipos do vírus Influenza. “Uma das missões institucionais da OAB é promover condições necessárias para o bem estar e a qualidade de vida do advogado, apesar da ameaça maior estar em outras regiões do país, optamos pela prevenção, para não permitir que o surto se torne também uma ameaça em nossa região”, enfatiza Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO.
 
Segundo o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho, esta é a segunda fase da campanha de vacinação, que teve início pelo interior, onde foram registradas mais suspeitas de casos de contágio pela Secretária Estadual de Saúde. “A decisão [de iniciar pelo interior] foi tomada em conjunto com a OAB/RO levando em consideração a localização de maior foco registrado da doença, porém a campanha será realizada em todas as Subseções do estado”, explica. A iniciativa já passou pelas cidades de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná.
 
Cuidados contra a gripe
 
A gripe é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS, como maneira efetiva de se prevenir contra a doença.
 
O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe, entre elas, ações de higiene como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Fonte: Ana Fabre

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)