Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra a gripe, sarampo e 4ª dose contra a covid-19 iniciam em Porto Velho

Unidades de saúde e Porto Velho Shopping ofertam os três imunizantes


Vacinação contra a gripe, sarampo e 4ª dose contra a covid-19 iniciam em Porto Velho - Gente de Opinião

A campanha de vacinação contra a gripe já começou nas unidades básicas de saúde e no Porto Velho Shopping. O município também iniciou a imunização contra o sarampo ao mesmo tempo em que mantém a aplicação das doses contra a covid-19.

Pessoas a partir dos 60 anos são contempladas na primeira fase da campanhaPessoas a partir dos 60 anos são contempladas na primeira fase da campanha

Na primeira fase de vacinação contra a influenza, dois grupos prioritários são contemplados: pessoas com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde, já a do sarampo atende a crianças de 6 meses a 5 anos de idade e profissionais da saúde.

Além das campanhas em vigor, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) segue ofertando também a vacina contra a covid-19, inclusive para crianças a partir de 5 anos. Idosos a partir de 60 anos já podem receber a 4ª dose do imunizante.

Na Unidade de Saúde Nova Floresta, zona Sul da cidade, a procura na última segunda-feira (4) foi bastante variada. “A demanda aumentou. Há muita procura tanto para sarampo e gripe, quanto covid. Nos dois períodos tivemos muitos atendimentos”, disse o gerente da unidade, Enivaldo Junior.

Com todas as vacinas reunidas em um único lugar ficou muito mais fácil para as famílias buscarem a proteção. Enquanto Oscarina Rodrigues de Lima, de 64 anos, recebia a 4ª dose da vacina contra a covid, o filho dela, João Rodrigues, tomava a dose de reforço. Ambos completaram o esquema vacinal conforme determina o Ministério da Saúde.

Doses contra a covid-19 continuam sendo ofertadas nas unidades de saúdeDoses contra a covid-19 continuam sendo ofertadas nas unidades de saúde

“Vacinar é muito importante. A vida é boa demais. A gente acha que com essa idade já não pode mais aproveitar ela, mas eu quero viver muito mais”, disse a aposentada.

Já Sebastião completou três doses da vacina contra a covid em dezembro. Como ele ainda não atingiu o prazo de quatro meses para o intervalo entre a terceira e quarta dose, ele foi até a unidade em busca da vacina contra a gripe.

“Toda imunização é importante para a saúde da pessoa. Eu tenho diversos problemas de saúde, como pressão alta e diabetes, então qualquer vacina para mim é fundamental”, disse o aposentado.

Para ter direito à vacinação é indispensável a apresentação de documento pessoal e, quando possível, do cartão do SUS e cartão de vacinas. No caso de trabalhadores da saúde incluídos nas campanhas, estes devem apresentar algum documento que comprove o exercício da profissão. Cerca de 60 mil idosos e 25 mil trabalhadores da saúde devem ser atendidos nesta etapa da vacinação contra a gripe.

Posteriormente, outros grupos serão incluídos. O calendário será divulgado pela Semusa.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)