Quarta-feira, 30 de março de 2022 - 13h44

A campanha de vacinação contra em Porto Velho inicia na próxima segunda-feira (4) nas unidades básicas de saúde do município e no Porto Velho Shopping. O anúncio foi feito pelo prefeito Hildon Chaves em entrevista coletiva nesta quarta-feira (30).
Na ocasião, ele explicou que serão imunizadas, inicialmente, as pessoas com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Quem não completou o ciclo da vacina contra a covid-19 poderá receber o imunizante também durante a ação.
Cerca de 60 mil idosos e 25 mil trabalhadores da saúde devem ser atendidos nesta etapa da vacinação contra a gripe. Posteriormente, outros grupos serão incluídos até que toda a população tenha sido protegida contra o vírus.
Simultaneamente, iniciará também a vacinação contra o sarampo para crianças de seis meses a cinco anos. A campanha também contempla os profissionais da saúde, que serão atendidos nos hospitais públicos e privados.
Prefeito voltou a lembrar da importância da vacinação infantilSegundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, a proteção contra o vírus influenza é necessária para evitar casos de internação e até óbitos, como os que ocorreram no início do ano em Porto Velho.
CRIANÇAS
Hildon Chaves chamou a atenção para o baixo índice de crianças vacinadas contra a covid-19. Apenas 30% deste público recebeu a 1ª dose. “Não faz sentido os pais estarem imunizados e as crianças não. Precisamos atender todo o grupo familiar", afirmou.
Eliana Pasini destacou que o uso de máscaras foi tornado opcional, mas ainda faz parte do protocolo vigente nas unidades de saúde. Ela também recomendou o acessório para as pessoas com sintomas gripais. “É uma proteção para as pessoas mais próximas”, explicou.
Já para a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, a vacinação contra o sarampo deve merecer a atenção especial dos pais. “A doença já estava erradicada no país, mas retornou. E só com vacina nossas crianças estarão protegidas”, recomendou.
A gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, destacou que todas as equipes de vacinadores serão capacitadas antes de iniciar a campanha. No treinamento serão esclarecidas dúvidas que podem surgir durante o atendimento. “Não haverá vacinação na sexta-feira (1) para que nosso pessoal possa participar do curso”, finalizou.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)