Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra a covid-19 e gripe foi ofertada durante o Domingão da CDL, na Sete de Setembro

Ponto de vacina foi montado entre as ruas Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro


Vacinação contra a covid-19 e gripe foi ofertada durante o Domingão da CDL, na Sete de Setembro - Gente de Opinião

O tradicional Domingão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL), na Avenida Sete de Setembro, realizado no último domingo (19), contou a atuação integrada das equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na aplicação da vacina contra a covid-19 e gripe. A ação faz parte da série de estratégias adotadas pela Prefeitura de Porto Velho no combate ao coronavírus e, também, no reforço da prevenção contra a gripe.Leoneide Gomes aproveitou a oportunidade para receber a 2ª doseLeoneide Gomes aproveitou a oportunidade para receber a 2ª dose

O ponto de vacina foi montado entre as ruas Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro para a aplicação do imunizante e contou com uma equipe composta por 14 pessoas, entre profissionais da saúde e voluntários.

De acordo com a coordenadora da equipe de imunização da Semusa no local, enfermeira Daniely Casara, foram ofertadas uma média de mil imunizantes para a população que esteve presente.

Ela conta ainda que durante a ação, a procura maior foi pela vacinação contra a gripe, além da 2ª dose contra a covid-19 e dose de reforço. Para a enfermeira, a estratégia em levar vacina para a avenida Sete de Setembro foi uma forma facilitar o acesso à imunização. “Uma boa saída para as pessoas aproveitarem o momento de compras de fim de ano e depois passarem aqui com a gente para se vacinar. E o que chama atenção também é a alta procura ainda pela primeira dose da vacina contra a covid-19".

Além do trabalho da vacina itinerante, as equipes de vacinadores da Semusa realizam o serviço da “sala móvel”, atendendo pessoas acamadas ou que não possuem alguma mobilidade física. “Para as pessoas com essas limitações, a Semusa presta um serviço em que vai até o morador para a aplicação dos imunizantes. O responsável pelo acamado pode procurar a unidade de saúde mais próxima, informar o endereço e ponto de referência para que a equipe possa ir fazer o atendimento”, detalhou a enfermeira Daniely.

Leoneide Gomes dos Santos Silva, trabalhadora do lar, levou toda a família para as compras de fim de ano e aproveitou a oportunidade para receber a vacina contra a covid-19. “Estou gostando desse momento em família, comprando presentes e me presenteando com a segunda dose da vacina. Uma iniciativa muito boa. O meu recado à população é que se vacine, para que possa estar protegida. Esse é um ótimo presente de Natal, ainda mais no momento em que muitos estarão reunidos com a família”, disse Leoneide.

Joanora das Neves, presidente da CDLJoanora das Neves, presidente da CDL

A presidente da CDL, Joanora das Neves, esteve presente e destacou a importância do retorno do Domingão, após um ano e seis meses de um cenário pandêmico que impactou fortemente a classe dos lojistas. “Essa união de forças, com a oferta de vacinas para os centros comerciais é uma vantagem muito grande. A Prefeitura de Porto Velho está de parabéns, por essa imunização em massa da população. Só assim o município terá uma economia pujante".

A enfermeira da Opas, Gabriela Castro, também fez parte da coordenação da equipe de imunização no Domingão da CDL. Ela explica que a ação integrada tem o objetivo de atender a população que possui dificuldades em se deslocar aos pontos de vacinação. Um projeto itinerante, que segue em andamento com prazo de atuação de 12 dias, em diferentes bairros e pontos da cidade. “É um projeto que veio para somar no processo de ampliação de oferta de vacina, levando imunização às pessoas que têm dificuldades em chegar a um ponto de vacinação”, observou.

VACINÔMETRO

Os dados da vacinação contra a covid-19 em Porto Velho e nos distritos podem ser acompanhados no Portal do Vacinômetro, pelo site da Prefeitura de Porto Velho. Até o momento, o painel já registrou mais de 700 mil doses de vacinas aplicadas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)