Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacina Influenza: Campanha chega na última semana com baixa procura da terceira etapa

Imunização segue até 24 de julho com 40% das crianças, grávidas e puérperas vacinadas até agora


Vacina Influenza: Campanha chega na última semana  com baixa procura da terceira etapa - Gente de Opinião

Após ser prorrogada quatro vezes pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deve ser encerrada na próxima sexta-feira (24) em todo o Brasil. Em Porto Velho, a baixa adesão do grupo prioritário da terceira fase é motivo de preocupação para a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

 

Crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, puérperas, gestantes e adultos com idade entre 55 e 59 anos fazem parte do grupo previsto nesta última etapa da campanha. “Justamente as pessoas mais vulneráveis que menos procuraram. Isso é motivo de preocupação, pois estamos entrando no tempo seco, quando a fumaça e a poeira ajudam a aumentar os casos de problemas respiratórios, principalmente das nossas crianças que acabam necessitando de internação. E não queremos isso”, alerta a secretária-adjunta e médica pediatra, Marilene Penati.

 

Conforme dados do Departamento de Imunização da Semusa, o município imunizou até o momento 85.968 pessoas, o que representa 82% de cobertura do público em geral. Já no grupo da terceira etapa os números são bem inferiores com 42% de cobertura das crianças, 46% de grávidas, 43% das puérperas e 61% de adultos entre 55 a 59 anos imunizados.

 

Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a procura pela vacina aumentou na última semana, mas ainda abaixo do esperado. “Precisamos vacinar mais de 90% do nosso público, mas entramos na última semana da campanha com os números muito abaixo do que esperávamos”, avalia.

 

Todas as unidades básicas de saúde estão preparadas para realizar a vacinação na população. Cada unidade estabeleceu sua rotina de trabalho de forma a atender melhor a comunidade local. Desde o dia 13 de julho a Semusa estendeu o benefício da vacinação para os demais públicos, porém priorizando o grupo da terceira fase.

 

“Pedimos que a população procure as unidades obedecendo as regras de segurança sanitárias como o uso de máscara, distanciamento nas filas, fazer uso do álcool em gel disponível nas unidades e evitar aglomeração. Alertamos que essa é a última oportunidade para quem ainda não se vacinou”, finaliza Elizeth Gomes.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)