Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 05h28
O Instituto Butantan começará, depois de três meses de trabalho, a testar em humanos a vacina contra a gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína.
O instituto está buscando 400 voluntários, que devem ser pessoas saudáveis com idades entre 18 e 50 anos. Os voluntários serão recrutados por meio do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) e do centro de pesquisa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.
A partir de amostras do vírus importadas, os cientistas desenvolveram nove tipos de vacinas. Só depois dos testes em humanos é que será definida a vacina que o Butantan de fato produzirá.
Os ensaios clínicos deverão ser concluídos até março, para que a vacina possa ser produzida e usada antes do inverno. Em 2009, mais de 1.630 pessoas morreram por causa da gripe suína no Brasil.
Mais informações: www.butantan.gov.br
Fonte: FAPESP
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Atendimento noturno muda a rotina de pacientes em Porto Velho
Roberta Arroio, funcionária pública e moradora do bairro Cohab, chegou à unidade de saúde com sintomas gripais depois de um dia inteiro se sentindo ma

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO
Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)