Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Urologista Cid Scarpa explicou a servidores detalhes sobre problemas da próstata


     

"Como vai a sua Próstata?", foi o tema da palestra feita nesta sexta-feira, 5, pelo urologista Cid Scarpa Vasconcelos, na seqüência do projeto "Preserve sua Saúde", desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, e direcionado a seus membros e servidores.

O auditor Davi Dantas da Silva, responsável no TCE pelo programa Gespública que organizou o evento, fez a apresentação do conferencista, destacando que o "Preserve sua Saúde" faz parte da proposta do Tribunal de Contas em oferecer melhor qualidade aos servidores não só nas esferas de equipamentos e ampliação de conhecimento específico, "mas também qualidade de vida".

Na palestra, assistida por dezenas de servidores do TCE, Cid Scarpa mostrou, dentre outros fatos, a importância da realização de exames a partir dos 40 anos. "Prevenção, para problemas na próstata, efetivamente, não existe. Há fatores genéticos, ambientais e outros que podem levar a que o indivíduo apresente problemas com a próstata", disse o urologista.

"A causa é desconhecida, mas há fatores como idade, alimentação, falta de exercício, histórico familiar, raça, país de origem", continuou o palestrante, lembrando que "a cada 66 minutos morre uma pessoa por câncer de próstata".

Ao final da palestra o auditor Davi Dantas elogiou o expositor: "Um assunto que assusta muita gente, e que tem grande importância para a saúde do homem, foi explicado de forma didática e sem gerar constrangimentos, mas mantendo-se dentro da linha científica pelo expositor".

O vice-presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Cotnas, Dandolini, elogiou "a maneira pedagógica usada pelo dr. Cid Scarpa, mostrando uma questão difícil de modo que todos entendessem". Já o bibliotecário Josimar Santos, disse que "fatos de tanta importância, ditos de maneira simples, mas sempre de modo a não deixar dúvidas, mostrou que o palestrante tem segurança e conhecimento".

Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr