Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

UPA da zona Leste terá pronto atendimento de saúde bucal


Junto com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída na Zona Leste da capital, prevista para ser entregue pelo prefeito Roberto Sobrinho ainda este semestre, será inaugurado o primeiro serviço de pronto atendimento de saúde bucal do município. Este serviço de urgência e emergência funcionará 24 horas por dia para os portovelhenses que tiverem problemas bucais, como dor de dente, pequenos traumas dentários, hemorragia pós-extração, etc.

Além desta novidade, o chefe da divisão e saúde bucal da secretaria municipal de Saúde (Semusa), Cleson Oliveira de Moura, ressalta o balanço positivo alcançado pelos profissionais que trabalham nos gabinetes odontológicos, nas unidades municipais de saúde.

Em 2010, mais de 218 mil procedimentos odontológicos foram feitos na capital. Em 2011, este número saltou para 456 mil procedimentos. Uma média de 38.033 atendimentos mensais, de acordo com o chefe da divisão e saúde bucal. No ano passado também foram obturados mais de 42 dentes. “Esforço de um trabalho minucioso de 128 odontólogos da Semusa”, conta.

Os serviços odontológicos básicos, que fazem parte do programa “Brasil Sorridente” do Governo Federal, são prestados em todas as unidades de saúde da família. Já os casos de média complexidade são realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). O Centro de Referência realizou em 2011, 1.979 tratamentos de canal. O local também oferece pequena cirurgia oral, tratamento de gengivite (periodontia), diagnóstico de câncer bucal, tratamento diferenciado para pacientes portadores de necessidades especiais, que possam ser atendidos em ambulatórios.
Prevenção

Outro fator importante, priorizado na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, é a atividade da escovação supervisionada, que ensina a maneira correta de como escovar os dentes.

Segundo Cleson Oliveira esta ação é uma forma de prevenção, através da educação, de melhorar a saúde bucal. “Este trabalho de escovação supervisionada é fundamental, pois os cuidados específicos ajudaram a população a se prevenir contra as cáries e doenças bucais. E periodicamente realizamos nas escolas, como também nas unidades de saúde e ainda nas ações sociais que o Município desenvolve”, complementou.

Fonte: Luziane Ximenes
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)