Terça-feira, 26 de março de 2019 - 12h09

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) recebeu notificação do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, determinando o recolhimento dos lotes de Kit Imuno-Rápido Sífilis – no Sistema Único de Saúde (SUS), da marca Wama, devido ao relato de 316 intercorrências.
A WAMA efetuou a comunicação do desvio de qualidade do produto via sistema NOTIVISA, conforme regulamentação de Tecnovigilância (Notificação número: 2019.01.001126 - ANVISA), assim como seguiu um protocolo de investigação da causa.
Uma das ações foi a verificação, através de testes de controle de qualidade, para garantir que a coloração não afetou a funcionalidade do produto e seus resultados. Mesmo o produto funcionando adequadamente, sem problemas com falsos resultados, a empresa se disponibilizou a trocar todas as soluções, para que o cliente se sinta seguro ao uso e para melhor qualidade visual do mesmo. Porém, segundo orientação da ANVISA, foi definido pelo recolhimento do produto.
A suspensão é apenas para o teste de sífilis. O teste rápido para HIV e Hepatites virais continuam sendo realizados normalmente nas unidades básicas de saúde. A coordenadora do programa municipal de combate a sífilis, Maria de Lourdes, orienta a população que está disponível para diagnosticar a doença o exame de VDRL.
“A pessoa com suspeita da doença pode procurar uma unidade básica, realizar uma consultar médica e o profissional vai solicitar o exame de sangue chamado VDRL, então não há motivo para não diagnosticar e tratar.”
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje
O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial
No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos
Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)