Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Unidades de saúde realizam VDRL durante a suspensão dos testes rápidos


Unidades de saúde realizam VDRL durante a suspensão dos testes rápidos - Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) recebeu notificação do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, determinando o recolhimento dos lotes de Kit Imuno-Rápido Sífilis – no Sistema Único de Saúde (SUS), da marca Wama, devido ao relato de 316 intercorrências.

A WAMA efetuou a comunicação do desvio de qualidade do produto via sistema NOTIVISA, conforme regulamentação de Tecnovigilância (Notificação número: 2019.01.001126 - ANVISA), assim como seguiu um protocolo de investigação da causa.

Uma das ações foi a verificação, através de testes de controle de qualidade, para garantir que a coloração não afetou a funcionalidade do produto e seus resultados. Mesmo o produto funcionando adequadamente, sem problemas com falsos resultados, a empresa se disponibilizou a trocar todas as soluções, para que o cliente se sinta seguro ao uso e para melhor qualidade visual do mesmo. Porém, segundo orientação da ANVISA, foi definido pelo recolhimento do produto.

A suspensão é apenas para o teste de sífilis. O teste rápido para HIV e Hepatites virais continuam sendo realizados normalmente nas unidades básicas de saúde. A coordenadora do programa municipal de combate a sífilis, Maria de Lourdes, orienta a população que está disponível para diagnosticar a doença o exame de VDRL.

“A pessoa com suspeita da doença pode procurar uma unidade básica, realizar uma consultar médica e o profissional vai solicitar o exame de sangue chamado VDRL, então não há motivo para não diagnosticar e tratar.”

Confira a nota do MS.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)