Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Unidades básicas de saúde retomam atendimentos de rotina durante todo o dia em Porto Velho

Três unidades continuarão atendendo pacientes com sintomas de Covid-19 encaminhados pelo Call Center


Serviços de rotina voltam a ser oferecidos durante todo o dia - Gente de Opinião
Serviços de rotina voltam a ser oferecidos durante todo o dia

A partir desta quarta-feira (5), os serviços de rotina voltam a ser oferecidos durante todo o dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Porto Velho. Os atendimentos relacionados à Covid-19, que eram exclusivos no período da tarde, estão suspensos.

Desde dezembro do ano passado, 16 UBS e USF atendiam o público em geral na parte da manhã. Por conta das demandas, o período vespertino estava destinado exclusivamente aos casos que tinham alguma relação com a pandemia.

Agora, retornam os atendimentos de gestantes, pessoas hipertensas, diabéticas, idosos e crianças, conforme a demanda da “Estratégia de Saúde da Família”, entre outros serviços, inclusive com o retorno das equipes de Saúde da Família aos territórios de abrangência.

A alteração se dá por conta da necessidade de acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas e da queda de atendimentos de pacientes com Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça que os cuidados preventivos contra a Covid-19 devem continuar, como uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social.

“As unidades básicas retornaram com o atendimento de rotina durante o dia todo. Entretanto as unidades Hamilton Gondin e José Adelino permanecem com atendimento dos casos de Covid-19 no período da tarde. A unidade Manoel Amorim de Matos continua atendendo exclusivamente os casos de Covid-19 como vem ocorrendo desde o início da pandemia”, explicou a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati.

PANDEMIA

As vacinas de rotina continuam sendo oferecidas no período da manhãAs vacinas de rotina continuam sendo oferecidas no período da manhãPara continuar dando suporte às pessoas com sintomas do novo coronavírus, permanece disponível o Call Center, através do telefone 0800 647 5225 para agendamento de consultas para as Unidades Hamilton Raulino Gondim, José Adelino e Manoel Amorim de Matos.

A Unidade Manoel Amorim de Matos, que desde o início da pandemia é Centro de Referência no atendimento dos casos de Covid-19, segue dando suporte ao paciente em período integral, inclusive nos finais de semana e feriados.

VACINAÇÃO

A vacinação de rotina nas unidades de saúde permanecerão sendo oferecidas somente no período da manhã. É que no período da tarde, todos os vacinadores estão sendo deslocados para atender a população nos pontos de imunização contra a Covid-19.

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho