Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tratamento mais longo contra hepatite não é consenso



Carolina Pimentel
Agência Brasil


Brasília – No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o governo federal deve anunciar novas medidas para o diagnóstico e o tratamento dessas doenças. Desde 18 de julho, estão em vigor novas diretrizes para o tratamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma delas prevê que o tratamento pode ser prolongado por até 72 semanas sem a necessidade de aprovação de um comitê estadual. Antes, o tratamento era garantido por 48 semanas e, para continuar, precisava da autorização.

O presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Paraná, discorda da medida. Segundo ele, não há consenso em estudos científicos sobre os efeitos positivos da continuidade da terapia. Paraná disse que, depois que a norma entrou em vigor, muitos de pacientes passaram a solicitar o prolongamento.

De acordo ele, o tratamento mais longo é indicado para alguns pacientes, por exemplo, que têm resposta lenta aos remédios usuais. Esse grupo, conforme o médico, representa menos de 10% dos doentes. “Os estudos não são claros. Isso [continuidade do tratamento] levou os pacientes a pedir. Infelizmente, a gente perde o controle”, disse Paraná. “Não é uma situação universal”, acrescentou.

Outra novidade é que o início do tratamento não está mais condicionado à realização de uma biópsia do fígado. Raymundo Paraná estima que 40% dos pacientes ficarão dispensados do procedimento. “Tem um impacto grande”, disse.

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de agosto, vai oferecer testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C na rede pública. Com o novo exame, será possível identificar as doenças em, no máximo, 30 minutos. Os centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) das capitais serão os primeiros a receber o teste rápido.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)