Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

TCE-RO aponta melhorias e problemas em serviços de saúde na Região Central


TCE-RO aponta melhorias e problemas em serviços de saúde na Região Central - Gente de Opinião

Em plena execução, a fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) tem apontado, além de problemas, possibilidades de melhoria na execução dos serviços de saúde e atendimento à população dos municípios da Região Central. 

A ação, que conta com a participação do Ministério Público de Contas (MPC-RO), avalia uma série de itens relativos ao trabalho realizado em unidades de saúde de 11 municípios. 

Em Ji-Paraná, já foram objeto da fiscalização o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Na ocasião, foram entrevistados profissionais que atuam nas unidades, além da população atendida. 

Os auditores vistoriaram, entre outras dependências, farmácias, salas de raio-X e laboratórios. 

ALVORADA E JARU 

Já em Alvorada do Oeste, os auditores registraram, como problemas, a baixa iluminação na entrada e na recepção do hospital local. Também foi verificada que não havia exposição da escala médica. 

Já a escala dos outros profissionais de saúde estava desatualizada. Houve ainda registro de troca de plantão médico sem formalização. 

Já em Jaru, o Tribunal de Contas verificou estrutura física boa, quantidade de médicos plantonistas adequada, farmácia com boa estrutura física, principalmente em questão de espaço. 

Outro ponto positivo: a existência de normativos sobre plantões, licenças e férias. 

Além desses municípios, são contemplados na fiscalização: Governador Jorge Teixeira, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso. 

O Tribunal de Contas está em Ação para levar mais Cidadania. 

O TCE tem um único propósito: melhorar a qualidade de vida do cidadão por meio do Controle Externo qualificado.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)