Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal


TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e do Vale do Guaporé.

A ideia é proporcionar a melhoria do atendimento à população e também das condições de trabalho para os profissionais de saúde.

São contempladas as cidades de Corumbiara, Parecis, Cacoal, Ji-Paraná, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

Nesta terça-feira (6/5), a equipe do TCE e o MPC estiveram em Cacoal, vistoriando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila do Sol e São Judas.

Foram avaliados: o armazenamento e fornecimento de medicamentos, a quantidade de profissionais de saúde à disposição, a oferta de exames conforme necessidades emergenciais e a qualidade do atendimento prestado nas unidades.

POPULAÇÃO E PROFISSIONAIS ELOGIAM ATUAÇÃO DO TCE

Durante a fiscalização, os pacientes enfatizaram a importância do trabalho do Tribunal de Contas para as melhorias já sentidas na área da saúde.

O servidor público Jorge Murer elogiou o trabalho do Tribunal. “Está de parabéns, porque está fiscalizando e acompanhando este processo, fazendo com que os órgãos funcionem como têm de funcionar”, disse.

A coordenadora da unidade, Eliane Houklef, ressaltou o trabalho de escuta ativa do TCE, que tem ajudado a gestão. "Principalmente por conversar com a comunidade. E, assim, podemos ver o que pode ser melhorado a cada dia para melhorar atender a população", acentua.

ATENDIMENTO E NÍVEL DE SATISFAÇÃO

Na fiscalização realizada no UBS de Cacoal, foram destacados, especialmente, o atendimento e o nível de satisfação dos usuários com os serviços oferecidos.

"Aqui, na UBS Village do Sol, vimos que eles atuam com uma equipe de outra unidade, que está em reforma. E o atendimento é bem intenso", avaliou o secretário-geral adjunto de controle externo, Régis Ximenes.

Já a auditora de controle externo Rossilena Marcolino falou da satisfação em possibilitar um canal direto de conversa com a população. “É importante e necessário saber o nível de satisfação que eles estão tendo com o atendimento na unidade”, explicou.

FISCALIZAÇÕES CONTINUARÃO PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO

As fiscalizações permanentes do Tribunal de Contas continuarão, nos municípios da região Central e do Vale do Guaporé, ao longo desta semana.

A estratégia busca, não só, identificar falhas e propor correções, mas também contribuir, fortemente, para o fortalecimento e a efetividade das políticas públicas de saúde em Rondônia, ao promover uma gestão eficiente e, sobretudo, humanizada que atenda às demandas e expectativas da população. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)