Domingo, 14 de novembro de 2010 - 12h13
Agência Brasil, Brasília - Pelo segundo ano consecutivo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) aborda o tema Educar Para Prevenir no Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com a doença.
De acordo com a SBD, para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam.
Este ano, a novidade da campanha ficou por conta do período de realização mais longo (de 7 a 14 de novembro). O intuito foi tornar as discussões sobre o tema mais abrangentes.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no Distrito Federal, José Bernardo Peniche, o fato de a população estar bem informada com relação ao surgimento da doença pode influenciar na qualidade de vida do paciente e nos custos do governo que poderá ser menor.
“É muito mais vantajoso investirmos em campanhas de prevenção e informações às pessoas destacando a importância de manter hábitos alimentares saudáveis, do que mais tarde termos necessidade de aplicar mais recursos na saúde para atender pacientes com diabetes”, destaca.
Peniche ainda enfatiza a necessidade de que a população, independentemente da idade, mantenha uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de consumo de doces, balas e refrigerantes. O médico lembrou da situação vivida nos Estados Unidos onde há um grande número de jovens com diabetes por causa da alimentação rica em gorduras e açúcares.
Para o especialista, as campanhas precisam continuar o papel de esclarecer a população, principalmente no Brasil, considerado um país predominantemente jovem e que pode chegar à velhice com um número maior de diabéticos.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)