Porto Velho (RO) sábado, 20 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Saúde

Sistema apresentado por empresário poderá transformar a saúde de Rolim de Moura em referência em Rondônia

A estratégia é informatizar a saúde e automaticamente diminuir as filas para consultas, exames, garantindo um atendimento digno e ágil aos pacientes


Sistema apresentado por empresário poderá transformar a saúde de Rolim de Moura em referência em Rondônia  - Gente de Opinião

O prefeito de Rolim de Moura (RO), Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento”, esteve no mês de janeiro deste ano, na cidade Crato no Ceará para conhecer um sistema de gestão na saúde que inovou e dinamizou o atendimento aos pacientes da rede pública de saúde naquela cidade.  Após constatar o sucesso do sistema em Crato, Luizão convidou os representantes da empresa Health Solutions, para ministrar uma palestra e apresentar o sistema em Rolim de Moura.

Nesta terça-feira, (02/04), Rudinei Dias Moreira,  diretor da empresa Health Solutions, esteve no auditório da Praça Ceu das Artes, e apresentou o novo e moderno conceito em gestão pública que promete transformar a saúde do município em referência no estado de Rondônia.

De acordo com o diretor Rudinei, o sistema garantirá um atendimento digno e ágil a população rolimourense que necessita de atendimento na rede pública municipal de saúde. O empresário explica que o sistema já foi implantado em diversas cidades do Brasil, com conquistas em atendimento de excelência e ainda ampliação da arrecadação de recursos para saúde. “Não é mágica, simplesmente nosso sistema será alimentado de forma correta, o que permitirá cruzar dados e facilitar o atendimento do paciente, agendamento e até na entrega domiciliar de remédios”, disse Rudinei.

O primeiro passo, é realizar o cadastro da população rolimourense junto ao sistema. Com o cadastro pronto é criado o cartão saúde, um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde no município. O cartão é criado pela prefeitura, por meio da empresa, para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde), como agendamento de consultas e exames.

O novo sistema também permitirá a criação do Teleagendamento que contará com uma equipe contratada pela empresa e funcionará 12 horas por dia de segunda à sexta-feira. Com o Teleagendamento o paciente ligará gratuitamente para a central e a sua consulta clínica será agendada na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Um ponto interessante no sistema é que se a linha telefônica estiver ocupada, o sistema registra a ligação e retorna para o paciente.

Rudinei, afirmou que quando estiver próximo da data do paciente consultar, o cidadão receberá a mensagem no número do celular que estiver cadastrado no Cartão Saúde (cartão municipal). Caso usuário não puder comparecer na consulta, ela avisa e o horário será repassado para o próximo paciente da fila.

Além disso, poderá ser implantado o prontuário eletrônico, que permitirá consultar todas as informações do paciente on-line. Outro ponto importante do prontuário é o cruzamento de dados. “O cidadão consulta na unidade de saúde Centro Norte, por exemplo, mas teve uma urgência e precisou ser atendido fora de sua região. O atendimento ficará registrado no seu prontuário on-line e poderá ser acessado quando o paciente tiver uma nova consulta em sua unidade de origem. Isso facilitará o seu atendimento pelo médico, que terá registrado também os cuidados prestados e medicações já prescritas a esse paciente”, destacou.

O Prefeito Luizão do Trento, ficou impressionado com o sistema moderno de informatização que agiliza os atendimentos aos pacientes e inclusive realiza a entrega de medicamentos do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), aos pacientes nas residências. “O paciente solicitará o medicamento, a central agendará e realizará a entrega ao paciente no conforto do seu lar”, frisou.

Participaram da palestra os diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prefeito Luiz Ademir Schock, vice-prefeito Fabricio Melo, Secretária de Saúde Simone Paes e os vereadores Alisson Ferreira, Uender Nogueira, Chico do Sindicato, Laudeci Menezes e o Presidente da Câmara o vereador Dr. Lauro Lopes.

Mais Sobre Saúde

Em menos de 48 horas, “Blitz na Saúde” do TCE fiscaliza seis USFs de Porto Velho

Em menos de 48 horas, “Blitz na Saúde” do TCE fiscaliza seis USFs de Porto Velho

Após realizar, de modo inédito, a operação “Blitz na Saúde” em hospitais e unidades de pronto-atendimento (UPAs), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-

VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia será dia 16 de agosto

VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia será dia 16 de agosto

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, uma realização do escritório Cândido Ocampo Advogados Associados, trará a Porto Velho a ministra Nancy

Rondônia: Secretaria Estadual de Saúde convoca com urgência médicos que foram aprovados no concurso de 2017

Rondônia: Secretaria Estadual de Saúde convoca com urgência médicos que foram aprovados no concurso de 2017

A Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) convoca os aprovados no concurso de 2017, em várias categorias. O pra

Emagrecimento e bariátrica: mudança que precisa de incentivo da família

Emagrecimento e bariátrica: mudança que precisa de incentivo da família

Decidir passar por uma cirurgia bariátrica é algo que requer, além da vontade do próprio paciente, o apoio da família. "O incentivo deve começar ant