Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Sintero desenvolve atividade de prevenção à AIDS


 
O “Dia Mundial de Combate à AIDS”, lembrado em vários países neste 01 de dezembro, foi marcado, em Porto Velho, por uma atividade pública realizada pelo Sintero com o apoio do Sintero Saúde, Banco do Brasil, governo federal, da CNTE e da Internacional da Educação (IE).

Pela manhã voluntários liderados pelo Sintero participaram de um pit stop na esquina da Avenida 7 de Setembro com Rua Campos Sales, no centro da Capital, oportunidade em que foram distribuídos panfletos com orientações sobre como se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o vírus da AIDS.

Junto com os panfletos, foram distribuídos preservativos. Embora ainda haja discussões e já existam estudos sobre a cura da AIDS, o uso da camisinha ainda é considerado a melhor forma de prevenção da AIDS e de outras doenças transmitidas através do ato sexual.

O pit stop foi mais uma atividade do programa “Educação Para Todos – Uma Lição Para a Vida Inteira” (EPT-IE/DST/AIDS), do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Saúde e parceria com a CNTE e a IE. Em Rondônia, o programa, cuja finalidade é promover a saúde nas escolas, é coordenado pelos professores Ramão Zarate (secretário de Assuntos Educacionais do Sintero) e Gilka Rodrigues Machado (secretária de Imprensa e Divulgação do Sintero).

A presidente do Sintero, Claudir Mata, destacou a importância do programa para levar às escolas informações sobre uma doença que ainda aterroriza o mundo. Ela disse que o Sintero sempre foi a favor de ações que promovam a saúde e a cidadania entre os estudantes e os trabalhadores em educação.

“Infelizmente muitos jovens e adultos ainda negligenciam quanto á prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Até a igreja católica já recomenda o uso de camisinha como forma de prevenção. O que falta, ainda, é conscientização por parte das pessoas. O Sintero, como entidade de educadores, está fazendo a sua parte”, disse.

Claudir agradeceu o apoio dos parceiros, como o Banco do Brasil, o Sintero Saúde, a CNTE, o governo federal e a Internacional da Educação, sem os quais seria mais difícil levar conscientização às ruas.

Fonte: Adércio Dias
 

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais