Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Sintero desenvolve atividade de prevenção à AIDS


 
O “Dia Mundial de Combate à AIDS”, lembrado em vários países neste 01 de dezembro, foi marcado, em Porto Velho, por uma atividade pública realizada pelo Sintero com o apoio do Sintero Saúde, Banco do Brasil, governo federal, da CNTE e da Internacional da Educação (IE).

Pela manhã voluntários liderados pelo Sintero participaram de um pit stop na esquina da Avenida 7 de Setembro com Rua Campos Sales, no centro da Capital, oportunidade em que foram distribuídos panfletos com orientações sobre como se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o vírus da AIDS.

Junto com os panfletos, foram distribuídos preservativos. Embora ainda haja discussões e já existam estudos sobre a cura da AIDS, o uso da camisinha ainda é considerado a melhor forma de prevenção da AIDS e de outras doenças transmitidas através do ato sexual.

O pit stop foi mais uma atividade do programa “Educação Para Todos – Uma Lição Para a Vida Inteira” (EPT-IE/DST/AIDS), do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Saúde e parceria com a CNTE e a IE. Em Rondônia, o programa, cuja finalidade é promover a saúde nas escolas, é coordenado pelos professores Ramão Zarate (secretário de Assuntos Educacionais do Sintero) e Gilka Rodrigues Machado (secretária de Imprensa e Divulgação do Sintero).

A presidente do Sintero, Claudir Mata, destacou a importância do programa para levar às escolas informações sobre uma doença que ainda aterroriza o mundo. Ela disse que o Sintero sempre foi a favor de ações que promovam a saúde e a cidadania entre os estudantes e os trabalhadores em educação.

“Infelizmente muitos jovens e adultos ainda negligenciam quanto á prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Até a igreja católica já recomenda o uso de camisinha como forma de prevenção. O que falta, ainda, é conscientização por parte das pessoas. O Sintero, como entidade de educadores, está fazendo a sua parte”, disse.

Claudir agradeceu o apoio dos parceiros, como o Banco do Brasil, o Sintero Saúde, a CNTE, o governo federal e a Internacional da Educação, sem os quais seria mais difícil levar conscientização às ruas.

Fonte: Adércio Dias
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)